Tráfico força fechamento de 12 Clínicas da Família por dia em 2025

Clínica em Marechal Hermes ficou fechada mais de um mês e equipes foram remanejadas para outras unidades

Clínicas da Família sofrem com constantes ameaças do tráfico de drogas na cidade do Rio de Janeiro
Clínicas da Família sofrem com constantes ameaças do tráfico de drogas na cidade do Rio de Janeiro -
Rio - O número de Clínicas da Família fechadas por dia devido às ameaças do tráfico de drogas e violência aumentou na cidade do Rio de Janeiro em 2025. O DIA apurou, nesta quinta-feira (29), que, em média, 12 unidades de saúde suspenderam o atendimento por dia na capital. Saldo de três unidades a mais do que o informado pelo secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, há duas semanas.
Um dos casos que mais chamou a atenção das autoridades públicas aconteceu na Clínica da Família Maestro Celestino, em Marechal Hermes, na Zona Norte. A unidade ficou com as portas fechadas por mais de um mês e só foi reaberta no último dia 18 de maio, depois que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) solicitou apoio à Polícia Militar, que passou a reforçar o policiamento na região. 
Nesta ocasião, a Clínica em Marechal Hermes ficou fechada mais de um mês e equipes foram remanejadas para outras unidades.

Em resposta à reportagem, a Polícia Militar informou que mantém contato direto e contínuo com os gestores da unidade em Marechal Hermes. "Havendo qualquer alteração, as equipes estão prontas para atuação", garantiu a corporação. Já sobre as demais unidades afetadas, a PM disse que "atua ininterruptamente para que toda e qualquer unidade de atendimento público possa atuar integralmente."
Por questões de segurança, a SMS-Rio decidiu não divulgar a lista dos locais afetados, a fim de proteger tanto os profissionais quanto os nomes das unidades.

Avanço do tráfico

Na ocasião do fechamento da Clínica Maestro Celestino, Soranz alertou para o avanço do tráfico em áreas próximas às unidades de saúde, o que vem dificultando o acesso da população aos serviços básicos. "É uma crescente. Várias comunidades já foram dominadas. Precisamos agir para impedir que o crime continue limitando o acesso da população aos serviços de saúde", afirmou o secretário, classificando a situação como grave e preocupante.
 
Clínica da Família Maestro Celestino, em Marechal Hermes, foi reaberta após dez dias
Clínica da Família Maestro Celestino, em Marechal Hermes, foi reaberta após dez dias Reprodução/Google Maps