Geral

Nova licitação: mais ônibus e frota renovada no Rio

Zona Oeste vai receber atenção especial na primeira fase de implementação

Por Rachel Siston

Publicado em 29/05/2025 00:00:00 Atualizado em 29/05/2025 00:00:00
Secretária Maína Celidonio, prefeito Eduardo Paes, e vice Eduardo Cavaliere apresentaram nova licitação de ônibus

A Prefeitura do Rio e a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) apresentaram, ontem, as regras da licitação dos ônibus municipais do Rio. O processo estava previsto para acontecer somente em 2028, mas foi antecipado. O novo sistema vai começar por mudanças na Zona Oeste e estipula renovação de toda a frota, além de aumento de 25% no número de coletivos.

A antecipação faz parte do acordo judicial firmado em 30 de abril entre a Prefeitura do Rio, o Ministério Público (MPRJ) e os quatro consórcios responsáveis pela operação das linhas de ônibus no município. No Centro de Operações Rio, o prefeito Eduardo Paes comemorou.

"A partir do ano que vem, já vamos ver áreas da cidade sendo completamente transformadas, com transporte digno, decente. Na minha opinião, esse é um ponto de virada mais importante da história da mobilidade da cidade do Rio de Janeiro, talvez até mais importante do que o próprio BRT", disse.

A nova licitação vai utilizar o Índice de Qualidade do Transporte (IQT) para verificar a qualidade do serviço. O indicador, desenvolvido por equipe técnica da SMTR, considera sete dimensões: infrações disciplinares; atendimento ao plano operacional; satisfação dos passageiros; idade média da frota; presença de ar-condicionado; regularidade das viagens e operação sem penalidades.

As linhas de empresas com IQT inferior a 0,8 perderão o direito de exclusividade, podendo ser transferidas para novos operadores ou geridas pela prefeitura.

  • Mais sobre: