Geral
Assessor parlamentar é assassinado a tiros em condomínio no Recreio
Marcelo Matos da Conceição, de 42 anos, teria sido baleado por motociclista de capacete, após receber ligação
Por Rachel Siston
Publicado em 30/05/2025 19:59:08
Rio - Um assessor parlamentar da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) foi morto a tiros, na manhã desta sexta-feira (30), no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste. Marcelo Matos da Conceição, de 42 anos, integrava o gabinete do deputado estadual licenciado Felipinho Ravis (SDD) e atualmente trabalhava com o parlamentar Chiquinho da Mangueira (SDD). O crime aconteceu no condomínio onde morava e o corpo da vítima foi removido por volta das 11h.
De acordo com o relato de um amigo, que preferiu não se identificar, Marcelo estaria acompanhado de uma mulher no apartamento, quando recebeu uma ligação, por volta das 6h, e desceu para abrir o portão do condomínio, que fica na Rua Guilherme Baptista. Nesse momento, uma pessoa teria entrado no edifício em uma motocicleta, com o rosto coberto por um capacete, feito disparos pelas costas da vítima e fugido, em seguida.
"O que a gente sabe pelas câmeras foi que ele recebeu uma ligação por volta das 6h, desceu sem camisa e de short de academia. Ele abriu o portão, essa pessoa entrou de moto com capacete, manobrou e voltou fazendo disparos pelas costas dele, e saiu pelo portão que ainda estava fechando. Tinha uma mulher com ele no apartamento, ele já estava acordado. Essa pessoa com certeza já sabe que ele tem costume de acordar cedo, ligou para ele e falou que estava indo na casa dele. Ele abriu o portão do condomínio, porque a pessoa era conhecida. A pessoa fez os disparos pelas costas dele, ele nem viu".
O portão do condomínio, que conta com câmeras de segurança na entrada, ficou com marcas de tiros. Segundo a Polícia Militar, equipes do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) foram acionadas e encontraram a vítima já sem vida. A área foi isolada para perícia e a Polícia Civil acionada. As diligências estão em andamento na Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) para apurar a autoria e as denúncias do crime.
Amigos que estiveram no local descreveram Marcelo como uma pessoa tranquila e que gostava de ir à praia e academia. Eles relataram que a vítima não tinha envolvimento com atividades ilícitas. O assessor parlamentar deixa três filhos e costumava ser muito presente para a família, segundo relatos. Até o momento, não há informações sobre horário e local do sepultamento.
"Ele era um ótimo pai. Ele saía para trabalhar, mas antes andava de bicicleta pela orla da praia. Ia trabalhar e quando voltava ia para a academia e à tarde ou ia correr ou andava de bicicleta pela orla. Não tinha envolvimento com nada (...) Ele era uma excelente pessoa, nunca deixou passar uma data em branco da família dele. Como família, como pai, como irmão, como amigo, era uma excelente pessoa".
Marcelo atualmente trabalhava com o deputado estadual Chiquinho da Mangueira, que disse ter pouco contato com o assessor, já que ele passou a atuar em seu gabinete a pedido de Felipinho Ravis, mas que o tinha como "uma pessoa do bem". Já o parlamentar licenciado, que agora é secretário de Estado de Trabalho e Renda, lamentou a morte da vítima.
"É com profundo pesar que recebemos a notícia da morte do assessor parlamentar Marcelo Matos da Conceição (...) Ao longo de sua trajetória, contribuiu significativamente para o trabalho parlamentar, sempre pautado pelo respeito, diálogo e ética. Neste momento de dor, o deputado Felipinho Ravis, sua equipe e colaboradores expressam solidariedade aos familiares, amigos e colegas de trabalho, e agradecem pelas mensagens de apoio recebidas. O deputado acredita nas instituições de segurança pública e confia na rápida elucidação do crime e na responsabilização dos culpados".
*Colaborou Reginaldo Pimenta