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Arte nova, alma do Rio

Logomarca celebra os 74 anos do O Dia e aposta em proximidade com o público

Por Meia Hora

Publicado em 05/06/2025 00:00:00 Atualizado em 05/06/2025 00:00:00
À direita, a nova marca do Jornal O DIA

Com 74 anos de trajetória junto ao povo fluminense, o jornal O Dia acaba de apresentar sua nova identidade visual — uma mudança que marca uma nova fase editorial e de posicionamento multiplataforma. O projeto foi desenvolvido pela agência Salve Simpatia!, com direção de arte assinada por Pablo Soares e Rafael Fernandes.

A proposta da nova marca vai além de um redesenho estético. Ela traduz o desejo de mais proximidade com o público, mantendo o espírito popular e plural que sempre marcou a história do veículo fundado em 1951.

"Humanização e proximidade com o público foram o ponto de partida. As referências vieram de todos os lados, do logo original da primeira edição do jornal às grandes marcas que se reinventaram no tempo", explica Pablo. O processo foi acompanhado de perto por Thiago Feitosa, presidente do Grupo O Dia.

A nova logomarca adota tipografia simplificada, cores vibrantes e um visual mais direto. O objetivo é garantir agilidade na leitura e uma comunicação mais eficiente com os leitores tanto no impresso quanto no digital.

Segundo Rafael Fernandes, "a nova marca reforça o compromisso do jornal com a diversidade, a proximidade e a evolução constante". A renovação visual também responde à forte presença do jornal nas plataformas digitais, com linguagem atualizada e conectada ao público jovem.

"O jornal O Dia e o povo do Rio são indissociáveis. Foi fundamental não quebrar esse elo, e sim propor uma atualização que dialoga com o ambiente online sem perder as raízes", diz Pablo.

Além de impactar o público leitor, a reformulação fortalece a imagem do jornal diante de anunciantes que desejam se conectar com o "Rio real". A marca, agora mais versátil, se adapta a diferentes plataformas e canais de comunicação.

Para Thiago Feitosa, "a evolução da marca reforça nosso compromisso com a modernidade e com a energia vibrante do estado. Os novos tons de azul e amarelo traduzem esse espírito vivo e em movimento que acompanha o carioca e o fluminense há mais de sete décadas."

Inspirada no logo de 1951, a nova identidade celebra o legado do jornalismo popular e projeta o futuro de um dos veículos mais relevantes do Brasil.

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