Geral

Allan Turnowski, ex-secretário da Civil, se entrega à polícia

Réu será transferido para a Cadeia Pública Constantino Cokotós, em Niterói

Por MEIA HORA

Publicado em 10/07/2025 18:24:00 Atualizado em 10/07/2025 18:28:18
Alan Turnowski se entregou à Polícia Civil na terça-feira (8)
Rio - Allan Turnowski, ex-secretário de Polícia Civil do Rio, se entregou à Corregedoria da corporação nesta terça-feira (8), após a Justiça cassar a tutela provisória que o mantinha em liberdade. Segundo a Civil, Turnowski se apresentou "voluntariamente". Contra ele, foi cumprido um mandado de prisão.
O ex-secretário é acusado de receber propina e colaborar com contraventores do jogo do bicho. O réu deu entrada, na manhã de quarta (9), no Presídio José Frederico Marques, em Benfica. Após audiência de custódia, ele será transferido para a Cadeia Pública Constantino Cokotós, em Niterói, onde estava até ser solto em 17 de junho passado.

Réu por associação criminosa, Turnowski foi preso inicialmente em setembro de 2022 em uma operação do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio (MPRJ). A ação também teve como alvo o ex-delegado Maurício Demétrio, que já estava detido. À época, as investigações apontaram que o então secretário recebeu propina da contravenção e participou de um plano para matar o bicheiro Rogério Andrade.

Segundo o Gaeco, Turnowski atuava como agente duplo na disputa entre bicheiros e aproveitava seus vínculos com integrantes do grupo de Rogério de Andrade, como Ronnie Lessa, para repassar informações para Demétrio, em benefício da quadrilha liderada por Fernando Iggnácio.