Geral

Alô, passageiro!

Não pegue o bonde andando e garanta o seu Jaé

Por Meia Hora

Publicado em 13/07/2025 00:00:00 Atualizado em 13/07/2025 00:00:00

O transporte público do Rio de Janeiro vive uma mudança significativa com a implantação do Jaé, novo sistema de bilhetagem eletrônica que está substituindo o tradicional Riocard nos modais municipais. A principal vantagem para os usuários é a agilidade. Com recarga instantânea e acesso direto pelo celular, o novo sistema reduz filas, elimina papel e facilita o dia a dia.

"Ter o vale transporte pra mim é algo fundamental, pois só com o salário do trabalho não daria para eu me deslocar todos os dias. Pego duas conduções para ir e vir do trabalho e com o cartão fica apenas uma", explica Saulo Chagas, que usuário de transporte público.

Outro ponto importante é a segurança: em caso de perda ou roubo do cartão, é possível bloqueá-lo e manter o saldo protegido. O modelo também beneficia as empresas que fornecem vale-transporte aos seus funcionários.

A recarga é feita diretamente pelo sistema, com controle nominal de cada colaborador e possibilidade de auditoria em tempo real. Isso significa menos fraudes, mais transparência e mais segurança jurídica no cumprimento das obrigações trabalhistas.

A partir do dia 2 de agosto, a operação do Jaé será exclusiva nos transportes municipais do Rio: ônibus, BRT, VLT, vans e cabritinhos. Nos modos regulados pelo Governo do Estado (trem, metrô, barcas, ônibus intermunicipais), o Riocard segue sendo aceito.

  • Mais sobre: