Geral

Embarque tranquilo nas férias escolares

Saiba se organizar com antecedência e providenciar a documentação exigida

Por Meia Hora

Publicado em 13/07/2025 00:00:00 Atualizado em 13/07/2025 00:00:00

Com as férias escolares, cresce o movimento em aeroportos, rodoviárias e portos, assim como a empolgação para a viagem tão esperada. Para garantir um embarque sem contratempos, é fundamental que pais e responsáveis se organizem com antecedência para providenciar a documentação exigida — especialmente em viagens de menores de 16 anos desacompanhados ou acompanhados por terceiros.

Um detalhe importante que vale para passageiros de todas as idades: algumas companhias aéreas exigem que o documento de identidade (RG) apresentado no embarque tenha menos de dez anos de emissão. A recomendação é conferir esse prazo antes mesmo de comprar as passagens.

Juliana Prestes, jornalista, foi ao cartório para resolver dois assuntos. Com viagem para São Paulo marcada com o filho Davi Prestes Lima Silva, de 11 anos, ela emitiu a Autorização Eletrônica de Viagem (AEV) e fez a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) para os dois.

"Em 2024, meu filho foi impedido de fazer a prova do Colégio Militar porque a identidade dele era antiga. Depois, pesquisando sobre a viagem que vamos fazer, verifiquei que algumas companhias aéreas exigem documento de identificação recente. Aproveitei que fui fazer o documento dele e o meu também, e garanti a AEV para não ter nenhum problema".

  • Mais sobre: