Geral

Jaé passa a ser obrigatório a partir de sábado

Apesar do cartão, ainda haverá integração tarifária prevista no BUI, pagando R$ 8,55

Por Ana Fernanda Freire

Publicado em 30/07/2025 00:00:00 Atualizado em 30/07/2025 00:00:00
Josefa Maria da Costa retirou o cartão Jaé no posto da Praça do Trem, no Engenho de Dentro. Mas sistema ainda causa preocupação

O cartão Jaé passará a ser obrigatório em ônibus municipais, vans autorizadas, "cabritinhos", BRT e VLT, a partir do próximo sábado. Ontem, equipes do MEIA HORA registraram a movimentação no superposto do Planetário da Gávea, na Zona Sul, e na Praça do Trem, no Engenho de Dentro, na Zona Norte.

Moradora do Engenho de Dentro, Verônica de Melo, 42 anos, levou a vizinha para retirar o cartão de gratuidade no posto. Ela disse que "não enfrentou filas e que o atendimento foi rápido". O mesmo ocorreu com Josefa da Costa, que também retirou o bilhete.

Apesar da obrigatoriedade do Jaé, o Riocard alerta que ainda haverá integração tarifária prevista no Bilhete Único Intermunicipal (BUI), que contempla o uso de um transporte municipal e outro intermunicipal pagando o valor máximo de R$ 8,55.

O Riocard também continuará sendo aceito para acesso aos demais modos que circulam no Rio sob a gestão do Estado, como metrô, trens, barcas, vans e ônibus intermunicipais. Apenas o metrô passará a aceitar o Jaé também no próximo sábado.

  • Mais sobre: