Não faz sentido o aluno decorar 'coringas' (frases prontas)
Por Meia Hora
Publicado em 07/09/2025 00:00:00 Atualizado em 07/09/2025 00:00:00Outra dica é escrever constantemente. Segundo a professora Susanna Traiano, que leciona na Rede MV1, no colégio Santa Mônica e no curso pré-vestibular Gabarito, o ideal é que o aluno esteja fazendo, desde o início do ano, pelo menos uma redação por semana. "A redação do Enem é uma caixinha pronta. Se você entende como é o formato, consegue tirar uma boa nota", explica.
Outro fator é entender o que é pedido. Para Rafael Ramos, professor da escola Tamandaré e do Instituto Marcos Freitas (IMF), é preciso que o aluno conheça a estrutura do texto. Segundo ele, entender o que é tese, embasamento e repertório sociocultural faz com que o estudante se saia melhor na produção textual.
Mais uma dica: usar repertórios socioculturais úteis. Segundo o professor Vinícius Oliveira, alguns que podem ser interessantes são tratados internacionais, séries, filmes, livros e leis. De acordo com ele, não faz sentido o aluno decorar "coringas" (frases prontas) para usar no texto, porque a relevância da referência para a tese defendida é avaliada na correção.