Geral
Fiéis lotam Aparecida para louvar a santa padroeira do Brasil
Durante missa, cardeal manda recado para políticos
Por Meia Hora
Publicado em 12/10/2025 11:21:38 Atualizado em 12/10/2025 11:21:38Logo nas primeiras horas da manhã deste domingo, 12, devotos formaram filas no Santuário Nacional de Nossa Senhora de Aparecida — o maior templo católico do País — para reverenciar a padroeira do Brasil. De acordo com as estimativas da Secretaria Estadual de Turismo de São Paulo, Aparecida do Norte deverá receber cerca de 150 mil fiéis para as celebrações ao longo do dia.
As celebrações em louvor à Nossa Senhora de Aparecida tiveram início à meia-noite, com a Vigília Mariana. A programação prevê sete missas neste domingo. A principal delas, às 8h, foi a celebrada pelo arcebispo de Aparecida, dom Orlando Brandes. Ao meio-dia há uma missa especial dedicada às crianças.
Durante a celebração, dom Orlando Brandes fez uma menção especial aos 40 mil romeiros que chegaram a pé ou de bicicleta a Aparecida. O cardeal destacou ainda na homilia a necessidade de redução da pobreza e das desigualdades sociais no Brasil. Ele mandou um recado à classe política: "Os que forem eleitos pelo povo votem em leis favoráveis ao povo de Deus, aos pobres".
Devoto de Nossa Senhora de Aparecida, o presidente em exercício Geraldo Alckmin acompanhou a missa solene. Apesar de ter confirmado a presença, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, não compareceu e foi representado pelo secretário estadual de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab.
Papa abençoa imagem
O vaticano publicou em suas redes sociais uma foto do papa Leão XIX abençoando uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida. A santa ocupa um espaço na redação do serviço de notícias em português da Vatican News.