Geral

Xandão quer imagens da megaoperação

Ministro determinou que gravações das câmeras dos PMS devem ser preservadas

Por Meia Hora

Publicado em 11/11/2025 00:00:00 Atualizado em 11/11/2025 00:00:00
Ministro Alexandre de Moraes visita sala de inteligência e controle do CICC

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou ontem que o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), preserve todas as imagens das câmeras corporais dos policiais civis e militares envolvidos na Operação Contenção, que deixou 121 mortos nos complexos do Alemão e da Penha em outubro. O ministro determinou que o governador envie ao STF, até amanhã, a relação de agentes envolvidos na ação e também cópias de todos os laudos necroscópicos dos mortos.

Moraes cobrou também os relatórios de inteligência e policiais que embasaram a operação, deflagrada para cumprir mandados de prisão preventiva contra lideranças do Comando Vermelho, gerentes do tráfico e soldados da facção. O ministro vai verificar se havia nos relatórios pistas que indicassem que os alvos dos mandados de prisão estavam no local onde ocorreu a operação.

Moraes pediu ainda que Cláudio Castro informe as medidas tomadas para cumprir a decisão anterior, que obrigou o governo e preservar todas as provas, perícias e documentos relacionados à operação. Segundo o ministro do STF, as informações complementares são necessárias "para a análise" da Operação Contenção.

  • Mais sobre: