Grupo Bimbo doa livros
Projeto Mundo Mágico desperta gosto por livros em crianças da rede pública
Por Meia Hora
Publicado em 28/11/2025 00:00:00 Atualizado em 28/11/2025 00:00:00Imagina uma criança que nunca teve um livro só dela, que nunca participou de uma contação de histórias ou brincou com fantoches. Pois é exatamente para mudar essa realidade que o projeto Mundo Mágico está acontecendo, desde o dia 20 de outubro até 15 de dezembro, em três cidades do estado: Rio de Janeiro, São Gonçalo e São Pedro da Aldeia.
A proposta vai muito além de simplesmente "doar alguns livros". O que está sendo levado para escolas públicas e instituições sem fins lucrativos são bibliotecas completas mesmo, com estantes, livros variados, fantoches para as histórias ganharem vida, jogos educativos e brinquedos que fazem a ponte entre diversão e cultura. Tudo pensado para crianças de 4 a 12 anos.
Mas tem mais, junto com toda essa estrutura, acontecem oficinas de leitura e contação de histórias, sempre de graça. A ideia é fazer com que ler seja algo gostoso, divertido, e não uma obrigação chata. Quando uma criança se encanta por uma história, quando ela sente curiosidade pelo que vem na próxima página, aí sim nasce um leitor de verdade.
E isso faz uma falta imensa. Infelizmente vivemos em um país onde, segundo a Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, mais da metade das pessoas não lê nem um pedacinho de livro em três meses. É muita gente sem acesso à leitura, sem ter essa chance de viajar através das páginas. Por isso, projetos como o Mundo Mágico são tão necessários.
O projeto é patrocinado pelo Grupo Bimbo e Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. É um ótimo exemplo de como empresas e governo podem trabalhar juntos quando o assunto é educação e cultura.
Falando no Grupo Bimbo, vale lembrar que a empresa é uma das gigantes no ramo da panificação. São mais de 20 anos no Brasil, líder no mercado, presente na casa da maioria dos brasileiros. Sabe aquele pão que você compra no mercado, o bolo, os salgadinhos? Tem grande chance de ser deles. Pullman, Plusvita, Artesano, Ana Maria, Takis, Pingüinos, Crocantíssimo, RAP10, todas essas marcas fazem parte do grupo.
A filosofia da companhia gira em torno de uma ideia simples mas poderosa: nutrir um mundo melhor. E isso não fica só no discurso, isso dá para ver na prática quando eles apoiam iniciativas como essa, que levam cultura e conhecimento para quem realmente precisa.
Só no Brasil, o Grupo Bimbo tem mais de 5 mil funcionários trabalhando em 10 fábricas espalhadas pelo país. Todos esses produtos chegam a mais de 70 mil pontos de venda. E quando a gente olha pro cenário mundial, a dimensão é impressionante: são quase 13 mil produtos diferentes, mais de 100 marcas, presença em 39 países. Mas no fim das contas, o que importa mesmo é que parte desse sucesso está sendo revertido em projetos sociais como o Mundo Mágico, que transformam vidas de verdade.