Guerra por controle de territórios e fanatismo religioso
Por Meia Hora
Publicado em 10/12/2025 00:00:00 Atualizado em 10/12/2025 00:00:00Considerado um dos criminosos mais procurados do Rio de Janeiro, Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão, Alvinho ou Aarão, de 38 anos, tem uma extensa ficha criminal e chama a atenção das autoridades por práticas incomuns no mundo do tráfico.
O líder do Terceiro Comando Puro (TCP) está na mira das polícias Civil e Militar há pelo menos 12 anos, quando iniciou uma política de expansionismo violento para tomar territórios do Comando Vermelho (CV).
Intolerância religiosa
O traficante é conhecido por sua intolerância e violência praticada contra integrantes de religiões de matriz africana. O criminoso costuma expulsar esses moradores de suas áreas de influência, além de determinar a invasão e depredação de centros religiosos.
A religiosidade dele é tamanha que ele se auto intitula como Arão, o profeta de Deus, irmão de Moisés. O nome foi assumido também pela sua quadrilha que se autodenomina 'Tropa do Arão'. O próprio Complexo de Israel seria uma referência à Terra Prometida.
Além disso, o traficante também usa símbolos para marcar seus territórios, que geralmente estão colocados em pontos altos das comunidades.