Geral

Entenda o sistema de segurança que parou montanha-russa no Hopi Hari

Tecnologia anti-rollback da Montezum garante a segurança dos visitantes durante a parada técnica no parque paulista, localizado próximo a Campinas e São Paulo

Por Meia Hora

Publicado em 12/01/2026 17:00:24 Atualizado em 12/01/2026 17:00:24
Montezum pode chegar a 103 km/h e está entre as principais atrações do Hopi Hari
O Hopi Hari divulgou, nesta segunda-feira (12), um detalhamento técnico sobre o funcionamento do sistema anti-rollback, mecanismo essencial de segurança em montanhas-russas. A tecnologia foi a responsável por interromper o trem da Montezum, a maior montanha-russa de madeira da América Latina, durante uma ocorrência operacional registrada na semana passada no parque, localizado na região de Vinhedo, próximo a Campinas e São Paulo.
Segundo o parque, esse recurso é o que impede que o trem retorne na subida e assegura a proteção total dos visitantes em eventuais paradas técnicas, desmentindo boatos que circularam nas redes sociais após o incidente.
O anti-rollback atua por meio de dispositivos mecânicos que funcionam como travas ao longo dos trilhos no trecho de elevação. É justamente esse mecanismo que produz o tradicional som de “tec tec tec” durante a subida, efeito causado pela passagem das pinças móveis sobre a estrutura fixa, sinal de que o sistema está ativo e garantindo segurança contínua. Em caso de interrupção, a trava é acionada automaticamente, mantendo o trem estável.
Além da explicação técnica, o Hopi Hari aproveitou para contextualizar o episódio mais recente envolvendo a Montezum e reforçar que todos os protocolos foram seguidos corretamente, com atuação rápida e eficiente das equipes.
“Diversão e montanhas-russas vai muito além de sentir o frio na barriga, a emoção e as risadas. Enquanto você desbrava essas grandiosas máquinas, várias peças trabalham longe da visão dos seus olhos para garantir que a sua aventura seja a melhor e a mais segura possível. E aqui no Hopi não é diferente”, destaca o COD di Hopi Hari, Oliver Krause.

Entenda o ocorrido

Krause também descreveu o que aconteceu durante a parada técnica. “Na última sexta-feira, 9 de janeiro, por volta das 17:30, a Montezum teve sua operação interrompida devido uma questão técnica na correia de tração que transporta o trem até o topo. Entrou em cena o sistema anti-rollback que foi acionado prontamente, mantendo o veículo travado nos trilhos e impedindo qualquer recuo. Essa parada técnica demonstrou total eficiência dos protocolos de segurança da maior montanha russa de madeira da América Latina”, explica.
O procedimento de desembarque também seguiu normas internacionais, conforme reforça o diretor de operações do parque. “Nossa equipe operacional treinada realizou o desembarque de 22 visitantes que estavam no trem, levando-os até a plataforma pelas escadas laterais do lift da Montezum, todos em segurança. Esse procedimento chamamos de desembarque fora de posição. Ele é padrão e realizado em diversas atrações pelo mundo”, destaca Rafael Mariano.
O Hopi Hari ainda lembra que suas atrações contam com certificação operacional da TUV Nord, organização internacional referência em auditoria de segurança em parques temáticos.
O parque também afirma que planeja futuras modernizações na Montezum, incluindo um novo visual para a atração, reafirmando o compromisso permanente com segurança e qualidade da experiência do visitante.