Geral

Editora Reformatório tem sede alagada após temporal e pede ajuda

Por Agência Estado

Publicado em 14/01/2026 15:18:01

O editor Marcelo Nocelli, sócio da editora Reformatório usou suas redes sociais atualizar clientes e amigos sobre os danos causados pelo temporal que atingiu a cidade de São Paulo no final da tarde e durante a noite desta terça-feira, 13.

Segundo Marcelo, o ventou soltou uma parte do telhado da sede da editora, localizada na Vila Guilherme, e quando ele chegou ao local junto com sua esposa Pérsia, a casa estava inundada.

"A gente perdeu dois computadores, documentos, um monte de coisas e uma boa parte do nosso estoque de livros", disse Nocelli. O editor acredita que tenha perdido cerca de 30% do estoque da Reformatório.

Para Marcelo, os dois computadores estão entre as perdas mais preocupantes, já que ele usava os aparelhos para seus trabalhos de edição - e muita coisa ainda não tinha sido salva na nuvem. "Muita coisa que estava ali vai me fazer muita falta, vou ter que retrabalhar algumas edições", disse ao Estadão.

Em um relato, Nocelli disse ainda não saber o que fazer, mas que ao longo do ano, pretende voltar a reimprimir os títulos perdidos. "Quem me conhece sabe que essa editora é a minha vida", disse.

"Desculpa aos autores, editores e clientes, algumas coisas podem agora demorar um pouco mais do que o previsto". O celular da editora também está entre os itens perdidos, então as respostas por parte de Marcelo e dos funcionários também pode demorar.

A Reformatório tem em seu catálogo nomes como Marcela Fassy (Abafada), Ivani Cardoso (Verdades Inventadas), Luiz Gustavo Medeiros (A União das Coreias) e Marana Borges (Dentro de Tudo, A Noite).

A Editora Reformatório tem uma campanha aberta no Benfeitoria.com/casareformatorio, mas que está nos últimos dias de arrecadação. "É uma possibilidade de tentar amenizar e ajudar. Além de comprar os nossos livros na nossa loja virtual", reforçou.

O estrago no estoque e na atual sede da editora vem em um momento em que o time estava empolgado com a mudança para um novo endereço, no início de fevereiro.

Na nova Casa Reformatório, em Perdizes, a ideia é abrigar não só Marcelo e Pérsia Nocelli, mas também a editora Reformatório, um espaço cultural e uma pequena livraria de rua voltada exclusivamente para editoras independentes parceiras, podendo também receber/hospedar autores, leitores e parceiros que venham de outras localidades para estadas rápidas ou mesmo para consultorias, oficinas da casa, acompanhamentos de projetos que visam a publicação de livros, entre outras possibilidades.

Confira o relato completo aqui.

  • Mais sobre: