Como ver a nota do Enem 2025? Confira em perguntas e respostas
Por Agencia Estado
Publicado em 16/01/2026 11:18:20As notas individuais da redação e das quatro áreas de conhecimento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem ser consultadas na Página do Participante, dentro do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela prova. Para acessar basta o número de CPF e a senha cadastrada no gov.br.
Cerca de 3,5 milhões de estudantes realizaram o teste no ano passado. Por isso, é possível que haja instabilidade na página durante as primeiras horas de liberação das notas, devido ao grande volume de acessos simultâneos.
O que fazer se eu esquecer a senha do Gov.br?
No próprio canal clique em 'Esqueci minha senha'. A primeira opção para recuperação de senha é o reconhecimento facial.
Se estiver no navegador, haverá um QR code que você pode ler com o seu celular e realizar o reconhecimento facial. Diretamente no celular, use o aplicativo gov.br para fazer o reconhecimento facial.
Se você não tiver biometria facial nas bases, o reconhecimento facial não estará disponível.
A segunda opção é por bancos. Você fará o login no ambiente do banco e após logar, poderá cadastrar a nova senha. No site do gov.br, eles afirmam não ter acesso a nenhum dos seus dados bancários.
Caso nada disso funcione, clique em "Recuperar de outra forma" para receber códigos ou por e-mail ou pelo celular.
Se não conseguir recuperar sua senha com as opções apresentadas, ainda poderá registrar uma solicitação de alteração de e-mail cadastrado na conta gov.br. Para isso, clique na opção "Ir para o formulário".
Havia calculado minha nota com o gabarito extraoficial e ela não é a mesma. O que aconteceu?
No Enem, a correção das provas e a consequente pontuação do estudante utilizam a metodologia Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é um modelo matemático criado para entender a relação entre três coisas: a chance de o estudante acertar uma questão, o nível de conhecimento dele naquela área e as características de cada pergunta da prova.
Em outras palavras: a nota do Enem não depende apenas do número total de acertos e erros. A TRI leva em conta o peso de cada questão e tenta reduzir o impacto de eventuais "chutes". Por isso, duas pessoas que acertam a mesma quantidade de perguntas podem ter notas diferentes. Tudo vai depender de quais questões cada uma acertou ou errou.
Esse cálculo considera três fatores principais, chamados de parâmetros:
- Parâmetro de discriminação: indica o quanto aquela questão consegue diferenciar quem realmente domina o conteúdo de quem não domina.
- Parâmetro de dificuldade: quanto mais difícil for a pergunta, maior tende a ser o seu valor na nota final.
- Parâmetro de acerto casual: avalia a chance de alguém acertar a questão apenas no chute, sem necessariamente saber o conteúdo.
Posso contestar a nota do Enem?
Não. O Enem não permite recurso ou revisão de nota, nem das provas objetivas, nem da redação. De acordo com Sandro Vimer Valentini Junior, coordenador pedagógico do Poliedro Curso Campinas, "o que o participante consegue fazer após a divulgação das notas é conferir o espelho da correção da redação e visualizar as notas por competência, buscando sempre compreender onde perdeu pontos".
O que fazer se meu resultado não aparecer?
O acesso é feito pelo gov.br, então verifique se todos os seus dados estão corretos. É necessário, caso algum erro aconteça no acesso, verificar se existe pendência cadastrada ou se consta o registro de ausência na prova. Considerando o volume alto de acessos, é possível haver instabilidade no sistema. Para acalmar a ansiedade, acompanhe as informações oficiais divulgadas pelo Inep.
Quem faltou em um dia de prova recebe nota?
O candidato que tenha faltado em qualquer um dos dias recebe a nota apenas do dia que realizou a prova. Importante reforçar que o resultado, no caso de ausência em um dos dias, não pode ser utilizado no Sisu (sistema em que é possível concorrer a vaga em universidades públicas), Prouni (programa federal que dá vagas em faculdades privadas) ou Fies (programa federal de financiamento estudantil).
Treineiro consegue ver o resultado?
Sim. O treineiro visualiza todas as notas que compõem o Enem, assim como recebe o espelho da correção da Redação, mas não pode utilizar as notas para os processos seletivos.
Qual é uma nota boa no Enem?
Como o Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que avaliará a coerência da prova de cada candidato, Sandro Vimer Valentini Junior aponta que não existe uma nota fixar. É comum que seja feita a distribuição em faixas:
- entre 450 e 550 - desempenho básico
- acima de 600 - nota boa, mediana e competitiva para muitas universidades
- acima de 700 - nota alta (considerando nível nacional)
- acima de 800 - nível de altíssimo desempenho, importante para quem concorre em cursos de alta demanda