Vacinação antirrábica alcançou 25.404 animais
Descentralização e ação nos quatro distritos ampliaram o acesso dos tutores à vacina. Ação segue em 2026
Por Meia Hora
Publicado em 25/01/2026 00:00:00 Atualizado em 25/01/2026 00:00:00A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, fortaleceu a proteção de cães e gatos contra a raiva em 2025, com a vacinação de 25.404 animais saudáveis a partir de três meses de idade. Esse número é resultado da campanha anual de vacinação antirrábica, aliada às ações complementares realizadas aos sábados nas Unidades de Saúde da Família (USFs), com atendimentos organizados de forma distrital.
As iniciativas contemplaram, progressivamente, os quatro distritos da cidade, garantindo maior alcance, facilitando o acesso aos tutores e ampliando a cobertura vacinal. É importante lembrar que a raiva é uma zoonose grave, que pode ser transmitida aos seres humanos, e tem na vacina a sua única forma de prevenção. Por essa razão, a adesão da população é fundamental para o bem-estar de todos.
Segundo o secretário de Saúde, Dr. Marcelo Velho, o balanço positivo da campanha demonstra o compromisso do município com a prevenção à raiva.
"A vacinação antirrábica é uma ação fundamental de saúde pública. Alcançar mais de 25 mil animais imunizados em 2025 mostra a adesão da população e o esforço contínuo das nossas equipes de saúde para proteger os pets e prevenir riscos à saúde humana. Seguiremos empenhados nesse objetivo em 2026, com ações essenciais para o bem-estar de todos", destacou.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniella Bittencourt, ressaltou que a descentralização das ações foi decisiva para o sucesso da campanha. Já o gerente de Vigilância em Saúde Ambiental, Ronald Marques, enfatizou o impacto coletivo da iniciativa. "Cada animal vacinado representa mais segurança para toda a população. A raiva é uma doença grave e a prevenção, por meio da vacinação, é a principal estratégia para manter o município protegido", explicou.