Geral

Chegada de 2026 foi uma celebração de paz, alegria e muita organização

Programação descentralizada e diversificada agradou com atrações em todos os bairros

Por Meia Hora

Publicado em 25/01/2026 00:00:00 Atualizado em 25/01/2026 00:00:00
Quando 2026 chegou com festa, a hora do abraço contagiou as famílias, que celebravam juntas e em paz

A Prefeitura de Maricá promoveu uma festa histórica para receber 2026 com 10 palcos, mais de 20 atrações musicais e queima de fogos em sete regiões. A iniciativa teve como objetivo descentralizar as apresentações, diversificar e oferecer acesso gratuito para moradores e visitantes. Pelo que se viu, deu muito certo.

Com 13 minutos de queima de fogos na lagoa, mensagens de Ano Novo e show do grupo Bonde do Forró, Araçatiba foi um dos destaques. Promovida pelas secretarias de Promoção de Eventos e de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, a festa contou ainda com a tradicional contagem regressiva comandada pelos sambistas Neguinho da Beija-Flor, na Barra de Maricá, e Arlindinho, em São José do Imbassaí. Nos bairros, a virada também foi marcada por 10 minutos de espetáculo pirotécnico.

A celebração reuniu uma multidão em Ponta Negra, no Parque Nanci e nos dois palcos de Itaipuaçu, com apresentações de Gamadinho, Vou pro Sereno, João Gabriel, bateria da União de Maricá, além dos artistas Pratas da Casa, como Jô Borges, Bruna Mandz, Baby do Cavaco, entre outros. Em Cordeirinho, Bambuí e Jacaroá, artistas locais animaram o público com muito pagode, samba e sertanejo.

Aproveitando o Réveillon em Ponta Negra, Maria do Carmo, moradora de Guaratiba, vibrou com a celebração: "Foi incrível. Vim com a família e gostei muito. O ano de 2026 iniciou da melhor forma". Já Daniele Santos, da Mumbuca, comemorou em Araçatiba e compartilhou sua expectativa: "Adoro forró e aproveitei a oportunidade para assistir à queima de fogos e ao show do Bonde. Em 2026, desejo uma sociedade mais justa e com muito amor ao próximo", disse.

A passagem foi tranquila. A Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária atuou com 117 agentes e 10 viaturas, realizando o controle do trânsito e bloqueios nas vias de acesso e no entorno dos pontos com queima de fogos. Já a Secretaria de Segurança Cidadã comandou uma ação com 348 agentes, sendo 146 guardas municipais, 174 PMs do Proeis e 28 no Regime Adicional de Serviço (RAS). A Empresa Pública de Transportes (EPT) ofereceu reforço e horários extras em 37 linhas. Foram quase 100 viagens extras, além da atuação de dezenas de agentes nos terminais rodoviários e pontos de maior concentração de pessoas, orientando os usuários sobre o acesso aos ônibus municipais.

  • Mais sobre: