Geral
PM prende mais de 350 pessoas nos quatro primeiros dias de carnaval
Mais de 50 menores também foram apreendidos durante o período
Por Meia Hora
Publicado em 17/02/2026 11:20:10 Atualizado em 17/02/2026 11:20:10Rio – A Polícia Militar divulgou um balanço parcial sobre o esquema especial de segurança para o carnaval 2026 no estado do Rio de Janeiro. Nos quatro primeiros dias de folia, de sexta-feira (13) a segunda (16), 358 pessoas foram presas, enquanto 53 adolescentes acabaram apreendidos, de acordo com a corporação.
Além disso, as equipes apreenderam 41 armas de fogo, sendo sete fuzis; confiscaram cerca de 80 objetos perfurocortantes, durante revistas nos acessos a blocos e megablocos no Centro; e recuperaram 66 telefones celulares roubados ou furtados.
A PM informou que tem atuado no carnaval com um efetivo de aproximadamente 2 mil agentes nas ruas, por dia, realizando policiamento ostensivo, preventivo e de proximidade: “Estamos diante de uma das maiores festas populares do mundo, que exige da Polícia Militar um planejamento minucioso e um esforço operacional extremamente árduo”, destacou o secretário de Estado de Polícia Militar, Coronel PM, Marcelo de Menezes Nogueira.
Prisões na Avenida Brasil
Do total de prisões até o momento, 61 suspeitos foram detidos em uma única ação. Na noite desta segunda, policiais do Batalhão de Choque interceptaram um ônibus durante patrulhamento na Avenida Brasil. Alguns deles estavam fantasiados de bate-bola.
Segundo a PM, a abordagem ocorreu na altura do Caju porque os ocupantes do coletiva estavam exaltados, promovendo algazarra. Com o grupo, que seguia de Nilópolis, na Baixada Fluminense, com destino ao Complexo da Penha, os agentes apreenderam duas pistolas, dois revólveres, munições e drogas. Os detidos foram levados para a 21ª DP (Bonsucesso).
Já na segunda ação, realizada na altura de Realengo, policiais militares abordaram outro ônibus com 65 pessoas, também integrantes de grupo de bate-bolas. De acordo com a PM, foram apreendidos um revólver calibre 38, cinco munições, frascos de lança-perfume, loló e dois artefatos explosivos. Os envolvidos e o material apreendido foram encaminhados à 33ª DP (Realengo).