Geral

Defesa de Bolsonaro envia ao STF laudo sobre cirurgia

Advogados encaminham documentos que apontam dor, perda de força e limitação no ombro direito

Por Estadão Conteúdo

Publicado em 04/04/2026 12:21:52
Ex-presidente Jair Bolsonaro cumpre prisão domiciliar humanitária temporária
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) novos relatórios médicos que indicam a necessidade de cirurgia no ombro direito, em razão de dor persistente e limitação funcional.

Os documentos foram encaminhados em cumprimento à decisão do ministro Alexandre de Moraes, que autorizou a prisão domiciliar por 90 dias após a internação do ex-presidente, no fim de março, por broncopneumonia bilateral. A medida prevê o envio de atualizações periódicas sobre o estado de saúde.

Este é o primeiro relatório apresentado desde que Bolsonaro retornou à residência, no Jardim Botânico, em 27 de março. Segundo os laudos, ele apresenta redução de movimentos, perda de força e dificuldade para realizar atividades, estando em fase pré-operatória.

Ainda de acordo com os relatórios, a fisioterapia permanece restrita ao controle da dor, sem avanço para exercícios ativos.