Depois de anunciar acordo, Receita tem apreensão recorde de haxixe vindo dos EUA
Por Agencia Estado
Publicado em 16/04/2026 13:23:16A Receita Federal informou nesta quinta-feira, 16, que realizou a maior apreensão de haxixe vindo dos Estados Unidos de sua história. A carga apreendida tem valor estimado em R$ 34 milhões e acontece depois de o órgão ter anunciado um acordo com os norte-americanos para troca de informações contra o tráfico de drogas e armas.
A atuação ocorreu na quarta-feira, 15, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, apreendendo 283,50 kg de haxixe, ocultos em duas cargas provenientes da Califórnia, Estados Unidos. Além dessa apreensão, foram 8 ocorrências com 1486 kg da droga só em 2026.
As drogas e os documentos que compõem a importação foram encaminhados à Polícia Federal para o prosseguimento das investigações no âmbito da polícia judiciária da União.
A apreensão será formalmente comunicada às autoridades norte-americanas, no âmbito do Projeto MIT (Mutual Interdiction Team), acordo de cooperação recentemente assinado entre os países.
A iniciativa prevê a troca de inteligência em tempo real entre a Receita Federal do Brasil e autoridades aduaneiras americanas para o monitoramento de cargas e o enfrentamento de ilícitos transnacionais.