Geral
Atletas paralímpicos aproveitam festa de 75 anos de O DIA e elogiam acessibilidade do evento
Jornal celebra aniversário com festão no Parque Madureira, Zona Norte, neste sábado (27)
Por Mylena Moura
Publicado em 27/06/2026 21:22:36 Atualizado em 27/06/2026 21:22:36Rio - A festa em comemoração aos 75 anos de O DIA, realizada neste sábado (27), no Parque Madureira, na Zona Norte do Rio, também reuniu atletas paralímpicos de bocha da Unisuam. Além de curtirem os shows e demais atrações gratuitas, eles destacaram a estrutura acessível do evento, que contribuiu para tornar a experiência ainda mais especial.
Estudante de gestão pública, Evelyn Spangemberg, de 38 anos, comenta que rampas e mais acessos facilitaram a mobilidade com a cadeira de rodas. "Geralmente é muito difícil ter um evento totalmente acessível e nesse não tivemos nenhum problema. Deixamos o carro no shopping e foi super tranquilo chegar aqui. Tem espaço, tem rampa, tem banheiro acessível. Está perfeito", diz a atleta.
Evelyn também ressalta a empolgação ao aproveitar o festão junto com os amigos, Rafael Lellis, de 35, e Lucas Dutra, 22, ao som dos grupos Primeiro Amor, Sociedade do Samba e Swing & Simpatia. "Estou muito animada. Somos os famosos inimigos do fim", brinca ela, ao ressaltar a paixão por pagode.
De olho no palco e ansioso para a última atração, Rafael também reforça a animação do trio. "Nós três somos inimigos do fim. Está muito bom, muito maneiro", afirma o estudante de marketing.
Durante o evento, os atletas paraolímpicos realizaram demonstrações do esporte, que consiste em lançar bolas pesadas para deixá-las o mais próximo possível de uma bola menor (conhecida como bolim). A Unisuam, ainda, promoveu mais atividades com estudantes de fisioterapia, nutrição, estética e mais cursos, além de distribuírem brindes.
O Guaracamp, marca que leva a origem em Campo Grande, na Zona Oeste, no nome - também promoveu um jogo em que o público ganhou um bloco de notas personalizado. Além disso, durante um concurso de dança realizado no palco, os três participantes mais aclamados receberam kits. O momento gerou muita torcida, arrancando risadas do público.
Apoio:
Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.
Apoio Especial:
• Guaracamp
• Unisuam
Apoio institucional:
Subprefeitura da Zona Norte / Parque Madureira
Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro.
Apoio Especial:
• Guaracamp
• Unisuam
Apoio institucional:
Subprefeitura da Zona Norte / Parque Madureira