Quem Ricardo Abrão, empresário, parlamentar e ex-presidente da Beija-Flor?
Por Meia Hora
Publicado em 04/09/2026 00:00:00 Atualizado em 04/09/2026 00:00:00O empresário Ricardo Martins David, o Ricardo Abrão, de 53 anos, é natural de Nilópolis. Começou a carreira política em 2001, como chefe de gabinete no primeiro mandato do pai, Farid Abrão, ex-prefeito da cidade. O político é sobrinho do bicheiro Aniz Abraão David, conhecido como Anísio.
Ricardo foi deputado estadual por dois mandatos (2003-2006 e 2011-2014). Nesses períodos, presidiu as comissões de Trabalho e de Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).
Entre 2017 e 2021, presidiu a escola de samba Beija-Flor. Em 2022, assumiu a Secretaria de Governo de Nilópolis.
Nas eleições de 2022, pelo União Brasil, recebeu mais de 43 mil votos para deputado federal. Entrou como suplente em fevereiro do ano seguinte. Entre saídas e retornos, foi efetivado na Câmara dos Deputados em abril de 2025, assumindo a vaga de Chiquinho Brazão - preso por acusação de ser um dos mandantes da morte da vereadora Marielle Franco.
No último mandato de Eduardo Paes (PSD) na Prefeitura do Rio, Ricardo ocupou o cargo de secretário de Ação Comunitária.