Apesar de parecer ter um funcionamento simples, que é inflar no momento de uma colisão, o airbag é um sistema complexo. Sensor de velocidade, módulo eletrônico, bolsa inflável ou material plástico, massa gasosa e até um pó (talco) branco, que facilita a abertura do item, fazem parte desse conjunto de componentes. Segundo dados da Seguradora LÃder, administradora do Seguro DPVAT, quase 170 mil pessoas foram vÃtimas de acidentes de trânsito só no primeiro semestre deste ano.
Ainda que seja um item de segurança obrigatório em todos os veÃculos, um comportamento equivocado do motorista ou dos passageiros pode intensificar os impactos da 'explosão', ferindo os ocupantes do carro. Emerson Feliciano, superintendente do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) explica que o airbag reduz riscos quando utilizado em conjunto com outros itens. "Em caso de colisão frontal ou lateral, o airbag leva, em média, 30 milésimos de segundos para ser acionado. Por isso, é indispensável e fundamental que todos dentro do carro estejam com o cinto, pois a proporção de abertura do sistema considera a ação do equipamento, ao segurar o corpo no banco", comenta Emerson.
De acordo com Wilde Mundy Junior, ortopedista especialista em trauma, a postura correta ao dirigir também é essencial para reduzir o risco de lesões graves. Ou, até, fatalidades. "É indicado que o motorista fique, pelo menos, a 20 centÃmetros do volante, com os braços levemente flexionados. Essas medidas vão evitar o desgaste fÃsico e contribuir para uma melhor visualização e operação do veÃculo", diz.