Mais Lidas

Vai deixar saudade!

Volkswagen Fusca se despede após 84 anos de trajetória. Último carro foi feito no México

Funcionários de fábrica no México se despedem 
do Fusca
Funcionários de fábrica no México se despedem do Fusca -

A Volkswagen encerrou a produção do Fusca durante cerimônia de despedida, na última quarta-feira, em fábrica no México. Criado na década de 1930, o modelo vendeu mais de 21 milhões de unidades pelo mundo, em 84 anos de trajetória. O ponto final já estava decidido pela marca desde o fim do ano passado, com o lançamento da linha Beatle Final Edition. 

A despedida do popular foi registrada por funcionários da planta em Puebla. Na imagem, trabalhadores do chão de fábrica, executivos e outros funcionários aparecem ao lado da última unidade do modelo, com a mensagem de agradecimento "Obrigada, Fusca. Tchau, tchau, Fusca" em uma faixa.

A unidade fotografada é uma das 65 que serão vendidas apenas pela internet, no site da montadora. O preço sugerido da versão básica é de 21 mil dólares (cerca de R$ 78 mil, em conversão direta e sem impostos). Cada modelo terá uma placa comemorativa na lateral com a numeração da sua unidade.

A princípio, segundo revelado pela própria marca, o modelo não terá substituto ou nova geração. Já na linha de produção de Puebla, os funcionários órfãos do Fusca devem trabalhar na montagem do novo SUV compacto da marca, o Tarek.

60 Anos de Brasil

No Brasil, o Fusca começou a ser produzido na fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo (São Paulo), em 1959. Chamado apenas de Sedan na época, o então carro-chefe da Volkswagen rapidamente caiu no gosto do motorista devido às suas características resistentes. O interesse foi tão grande que, no fim do mesmo ano, o modelo já era o mais vendido no país, e assim permaneceu por 24 anos, até 1983.

De acordo com o Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ), há 245.749 Fuscas regularizados e circulando pela cidade. Desses, 380 possuem a placa preta, destinada a veículos de colecionador.

Funcionários de fábrica no México se despedem do Fusca Divulgação
O antigo Fusca e o Beatle em evento que marcou o fim da produção AFP