Mais Lidas

Após quatro meses fechados, academias de ginástica e bares reabrem em Niterói

Estabelecimentos podem funcionar a partir desta segunda-feira respeitando protocolos de higiene e distanciamento social

Academias e bares reabrem a partir desta segunda-feira em Niterói
Academias e bares reabrem a partir desta segunda-feira em Niterói -
Rio - As academias de ginástica e bares podem retomar suas atividades, após quatro meses fechados, a partir desta segunda-feira em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. A reabertura está dentro do "Plano de Transição Gradual para um Novo Normal" desenvolvido pela Prefeitura da cidade.
Os bares terão autorização para abrir entre 11h e 23h, incluindo sábados, domingos e feriados. Já as academias funcionarão entre 6h e 21h de segunda a sexta-feira, e de 7h às 14h aos sábados, cumprindo todos os protocolos de higiene e distanciamento social determinados pela prefeitura. 
Nos bares está proibido o consumo durante a espera por mesa e os clientes devem ser organizados em fila, garantindo o distanciamento de dois metros em espaço fechado e 1,5 metro em espaço aberto, com demarcação no piso. Além disso, é obrigatório o uso de máscara enquanto aguarda o atendimento. As calçadas externas deverão ter marcação no chão, garantindo distanciamento de 1,5m em caso de fila para entrada. Para evitar aglomeração, o estabelecimento deve destacar pelo menos um agente de desaglomeração para atuar na organização da fila de espera.

Além disso, os estabelecimentos deverão disponibilizar álcool a 70% para o público e os colaboradores, em locais estratégicos e de fácil acesso, fornecer equipamentos de proteção individual (EPI) aos colaboradores e checar a temperatura de funcionários e clientes que ingressarem no estabelecimento. Na entrada do estabelecimento deverão ser disponibilizados tapetes sanitizantes ou similares, para higienização das solas dos sapatos dos clientes. Mesas e cadeiras deverão ser higienizadas a cada troca de cliente.

As academias poderão ter ocupação máxima de 50% a cada 9 metros quadrados por pessoa, para garantir o distanciamento mínimo de 2 metros. Na entrada, será obrigatório a disponibilização de tapetes sanitizantes para higienização das solas dos calçados, álcool em gel para higienização da mãos e aferição de temperatura. Todos os ambientes deverão exibir cartazes informativos sobre a lotação máxima permitida. Os aparelhos de ginástica deverão ser higienizados com álcool 70% e papel toalha a cada uso. Os banheiros não poderão ser usados para banho.

A prefeitura ainda informou que partir de 1º de agosto, começa a segunda fase, quando será permitida a ocupação de 30% dos espaços e aulas coletivas. O uso da piscina será autorizado com regras específicas. Os chuveiros serão liberados para banho, principalmente para usuários das piscinas. Todas as regras e protocolos sanitários foram publicados no Diário Oficial do Município.
De acordo com o prefeito Rodrigo Neves a queda dos indicadores da pandemia na cidade e o fato de Niterói ter a menor taxa de letalidade pelo coronavírus na Região Metropolitana permitem que esse novo passo na retomada da atividade econômica possa ser dado de forma segura.

"A conscientização da população de Niterói, que aderiu ao isolamento social e ao uso de máscaras ao sair às ruas, e as ações de ampliação da retaguarda de saúde e proteção social desenvolvidas pela Prefeitura de Niterói permitem que, de forma gradual e responsável, possamos dar mais esse passo no Plano de Transição Gradual Para um Novo Normal. Contamos com os cidadãos niteroienses e com os empresários para que os protocolos sejam cumpridos, garantindo uma reabertura com segurança para bares e academias", afirmou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, ressaltou as medidas adotadas pelo município é da importância de seguir os protocolos.

"O conjunto de políticas de saúde, econômicas e sociais nos permitiu bons resultados nos indicadores. Achatamos a curva de transmissão da doença, temos a menor taxa de letalidade da Região Metropolitana e leitos exclusivos para a covid-19, com taxa de ocupação de 28,2%. Isso permite realizar a retomada das atividades, dentro do Plano de Transição Gradual para um Novo Normal. É fundamental manter os protocolos de funcionamento, garantindo a segurança da população e dos profissionais", pontou o secretário.