Mais Lidas

Área externa arejada

Especialistas orientam como o morador deve enfeitar espaço mais despojado do lar

Área externa pode ficar mais confortável para a época mais quente do ano, dizem arquitetas
Área externa pode ficar mais confortável para a época mais quente do ano, dizem arquitetas -

Com a temperatura começando a esquentar cada vez mais, os moradores buscam deixar a casa mais arejada e fresca, além de utilizar frequentemente a área externa. Para decorar o ambiente e torná-lo mais despojado, especialistas dão dicas para deixar o espaço com mais clima de verão.

A primeira recomendação é investir em um mobiliário externo que dê conforto ao morador, pois o ambiente deve trazer relaxamento para as pessoas. Por isso, é interessante colocar assentos confortáveis. Para a arquiteta Denise Barretto, a área externa deve ser decorada com muita vegetação, seja na terra ou em vasos. "Se o espaço é pequeno, um painel verde do piso ao teto provoca a impressão de que o jardim é imenso", orienta.

O espaço precisa ser podado, com o solo devidamente tratado, pois o verão é um período de chuvas intensas. E, com isso, o jardim pode perder a sua forma.

Em relação ao mobiliário, o morador deve ficar atento para o que pode ser utilizado em um ambiente que recebe luz direta e também chuva. Os móveis devem ser resistentes para não causar nenhum dano ao material. "Nunca devem ser usados mobiliários de área interna, como sofás com tecidos sem tratamento externo, ou em fibras naturais", explica a arquiteta Ieda Korman. Por isso, especialistas indicam móveis em madeira maciça em teca, cumaru ou ipê e tecidos, como lonas tratadas e brins náuticos.