Mais Lidas

Especialistas dão dicas para investir em quadros na decoração do lar

Uma das principais dicas é que a distância entre um quadro e outro deve ser de 3 a 10 cm

Moradores podem investir em quadros de diferentes tamanhos e modelos para ornamentar a parede
Moradores podem investir em quadros de diferentes tamanhos e modelos para ornamentar a parede -
Rio - Os quadros são uma ótima opção para decorar o lar. Eles dão personalidade ao espaço e transmitem muito do morador. Na decoração, chamam a atenção e, muitas vezes, têm até o poder de mudar o visual da casa com um simples toque. Para ajudar a compor uma parede de quadros, especialistas dão dicas de como apostar no material em casa.
O diretor da galeria Youart, Binho Marracini, ensina que a regra básica na hora de formar composições de quadros é a criatividade. “O morador pode fazer montagens ou trabalhar com imagens abstratas que levam
movimento e cores para a casa e ainda estimulam a imaginação. Os quadros falam muito sobre a personalidade”, afirma.
Uma dica importante é que as imagens estejam em completa harmonia. A combinação de cores, formas e movimentos devem estar equilibradas entre si para que haja uma agradável convivência com a decoração.
“Podemos usar artes com temas variados, sempre atentos para não poluir os ambientes ou cometer exageros. É interessante contar um pouco da história do morador, coisas que ama e imagens que faça se sentir bem”, explica Marracini.
O designer de interiores Henrique Freneda concorda que é necessário ter uma combinação entre os quadros
em uma mesma parede. “Por exemplo, se o morador optou por uma parede com quadros coloridos, ele deve se basear nesse tom em todos os quadros”, afirma, finalizando: “E é interessante a pessoa trabalhar com as mesmas cores, só com cores quentes ou frias. Outro exemplo é quem segue com fotografias de cidade, em preto e branco, nessa mesma pegada para todas as imagens”.
CONFIRA DICAS
Comuns nos dias de hoje, a famosa ‘gallery wall’ (parede de galeria, em tradução livre) tem sido muito utilizada pelos moradores. Seja na parede da sala, quarto ou de um corredor, o morador pode investir na decoração em qualquer ambiente da residência. Caso o morador esteja pensando em utilizar a ornamentação dentro do lar, os especialistas prepararam algumas dicas que são bem valiosas para este momento. É importante manter a distância de 3 a 10 cm entre os quadros e uma altura máxima de 30 cm acima do sofá ou dos móveis em que observamos os quadros quando estamos sentados.
Outra dica é que em paredes livres os moradores devem centralizar os quadros na altura dos olhos de uma
pessoa de 1,70 m de altura.