Mais Lidas

Confira ideias para criar uma decoração com a chegada da primavera

Com a maior incidência de sol, é preciso buscar materiais mais frescos e leves para deixar a casa bem fresquinha

Estação pede tapetes e cortinas mais leves para a decoração
Estação pede tapetes e cortinas mais leves para a decoração -
Rio - Cores vibrantes, flores e dias ensolarados. Hoje, a primavera chega. Dentro de casa, vale apostar em pequenas mudanças para que o astral da estação também crie uma atmosfera bacana na decoração e na energia do lar. Para isso, especialistas reuniram ideias de como deixar os ambientes da casa com clima primaveril.
Como a primavera tem uma maior incidência de sol, é preciso buscar materiais mais frescos e leves para deixar a casa bem fresquinha. Para isso, a arquiteta Cristiane Schiavoni aconselha substituir tapetes  grossos, como os produzidos em lã, por materiais como linho ou de corda.
Ela ainda explica que, no caso de o morador preferir retirar o tapete, a substituição pode ser feita por almofadas, que tornam a casa mais despojada e iluminada. Nas paredes, Cristiane acrescenta que as cortinas podem ser igualmente trocadas por modelos com materiais mais leves, como voil, linho, seda, gaze de linho, organdi ou materiais sintéticos. “Nesta época, as cortinas são essenciais para salas e dormitórios”, afirma a arquiteta.
A primavera é uma estação do ano que pede a mistura de cores quentes e tons mais abertos. “Em especial, neste ano notei que todas as marcas presentes em feiras e eventos do mercado de decoração seguiram uma tendência pautada em tons pastel”, afirma a arquiteta Danielle Dantas.
Verde, a cor da estação
Segundo ela, a paleta pastel consegue renovar as energias e combina muito bem com cores terrosas, que vão desde os alaranjados até os amarelos, em versões mais queimadas. 
Ainda de acordo com Danielle, uma cor na qual o morador pode apostar é o verde, que pode ser decorado através das plantas, como também em detalhes como capas de almofadas e tecidos. 
Apesar de ser uma época de bastante incidência de sol, as arquitetas indicam o uso de frases com neon fluorescente, mas que está super em alta. “Além de trazer um toque divertido para a decoração, o objeto ainda ajuda a iluminar o ambiente de uma forma indireta, sem esquentar”, indica Danielle Dantas.
Arranjos florais
Para decorar o ambiente com o carro-chefe da decoração para o período, a residência pede um lar enfeitado com arranjos florais e vasos de plantas. Não pense que somente pessoas especializadas em plantas podem cultivá-las dentro de casa, basta um pouco de pesquisa e dedicação.
“Todo mundo pode criar uma conexão com a natureza dentro de casa, seja na varanda, no quintal ou mesmo dentro dos cômodos. Basta procurar as espécies que melhor combinem com o tamanho do espaço e a funcionalidade que se deseja conceder para cada uma”, afirma a arquiteta Cris Paola.
A arquiteta ainda revela que as plantas e as flores são conhecidas como os melhores elementos para a correção de energia em um ambiente. Por isso, um caminho é apostar, por exemplo, em plantas aromáticas, frutíferas, rosas do deserto ou arranjos de flores com espécies como lírios.