Mais Lidas

Escolha a tinta certa

Confira dicas para combinar a cor e ter o acabamento perfeito para o projeto do lar

Uma das orientações é verificar se a superfície está corretamente impermeabilizada para evitar bolhas durante a secagem
Uma das orientações é verificar se a superfície está corretamente impermeabilizada para evitar bolhas durante a secagem -

Na hora de decorar um ambiente, a escolha das tintas é muito importante. Além da cor que combina com o projeto, o acabamento certo é fundamental no resultado da pintura. Dessa forma, as boas decisões fazem toda a diferença na harmonização e durabilidade das paredes. Porém, esse universo é bem amplo e com frequência gera dúvidas para os moradores que estão finalizando sua obra. Mas para tirar as dúvidas, especialista aconselha o que deve ser feito. 

A tinta acrílica é ideal para as paredes de alvenaria executadas tanto em ambientes externos e internos. "Com as opções existentes no mercado atualmente, no caso de uma reforma, por exemplo, é possível finalizar a pintura com a tinta acrílica e voltar para a casa no mesmo dia", recomenda a arquiteta Fernanda Angelo.

Porém, ela indica verificar se as superfícies estão devidamente impermeabilizadas para evitar bolhas durante o processo de secagem. De fácil lavagem, basta um pano úmido, sem a necessidade de repintar com frequência. Com relação ao acabamento, Fernanda destaca que versão acrílica apresenta variações de efeitos como o acetinado, semi-brilho e fosco.

Para superfícies de madeira e de metal, a especialista aposta na tinta esmalte, que com sua base a óleo são indicadas para aplicação em portas, rodapés, mobiliários e corrimãos. Tradicionalmente mais resistente, apresenta secagem mais lenta.

Já tinta látex não é recomendada para usos externos e, por ser à base de água, registra secagem rápida. Assim, a arquiteta conta que costuma especificar o produto para aplicação no gesso. "No momento da pintura, é primordial se certificar que a superfície esteja bem limpa", ressalta. Além disso, explica que o látex apresenta leve odor e características para resistência ao mofo.

Uso específico para cada estilo

O efeito fosco é perfeito para ambientes mais discretos, pois não destaca o brilho da tinta, além de ajudar a esconder possíveis imperfeições das paredes. No caso da tinta brilho, o resultado é completamente diferente e mais prática. "Ela realça a textura e dispensa acabamento, com a vantagem ainda de facilitar o dia a dia de limpeza e a prevenção da umidade", explica a arquiteta.

No caso da textura, o material é ideal para criar diferentes formas e acabamentos para o ambiente. Para isso, existe uma cartela enorme de desenhos para a aplicação desse tipo de tinta. A textura é de alta durabilidade e protege a alvenaria da umidade, sendo muito usada em áreas externas da casa.

Para evitar dores de cabeça mais tarde, Fernanda aconselha se certificar do tipo de material e o estado da parede antes de começar qualquer reforma. Segundo ela, cada escolha pode variar de acordo com o local. Na cozinha, por exemplo, uma tinta mais resistente e de fácil lavagem facilitam o dia a dia do morador. Já para sala, tons mais discretos corroboram para esconder imperfeições e não cansar.

Comentários