• Siga o Meia-Hora nas redes!

Tens�o em Roraima

Imigrantes venezuelanos come�am a deixar Pacaraima

Cerca de 1,2 mil imigrantes venezuelanos deixaram o Brasil, entre s�bado e ontem, ap�s os ataques sofridos por um grupo deles em Pacaraima, no estado de Roraima. De acordo com o coronel do Ex�rcito Hilel Zanatta, que comanda a opera��o Acolhida, parte deles estava no centro de triagem dos estrangeiros que chegam ao pa�s.

A fronteira, por onde passam atualmente cerca de 800 imigrantes por dia, permanece aberta, mas o fluxo caiu pela metade. "Cerca de 1,2 mil cruzaram a fronteira de volta. Aqui de dentro do posto a gente contabilizou 500 pessoas, e acreditamos que o restante era de venezuelanos moradores de Pacaraima, que regressaram � Venezuela por quest�es de seguran�a", afirmou o comandante.

Com os ataques, muitos imigrantes deixaram Pacaraima. A maioria cruzou a fronteira e voltou para a Venezuela, mas tamb�m h� relatos de alguns fugiram para �reas de mata e montanhas nos arredores do munic�pio.

O tumulto aconteceu no s�bado ap�s a fam�lia do comerciante Raimundo Nonato de Oliveira, de 55 anos, relatar � Pol�cia Militar que ele havia sido assaltado e violentamente agredido por um grupo de venezuelanos, na noite de sexta-feira. Em retalia��o, moradores de Pacaraima se organizaram por redes sociais e atacaram acampamentos de venezuelanos.

Coment�rios

Mais not�cias