Mais Lidas

Pará resgata oito 'escravos'

Fazendeiro preso alega inocência

Oito trabalhadores, dois deles adolescentes, que estavam submetidos à condição análoga à escravidão, foram resgatados pelo Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM) em Medicilândia, no Pará, em uma operação fiscal iniciada no dia 15 e finalizada na sexta-feira. O fazendeiro Carlos Gonçalves Guimarães foi preso em flagrante, suspeito de exploração e posse ilegal de armas de fogo, usadas para ameaçar os empregados. Ele nega as acusações.

O fazendeiro também recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de corrupção ativa. Segundo os auditores, durante o percurso até a delegacia da Polícia Federal (PF), ele teria tentado subornar os servidores que o conduziam.

De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), o fazendeiro não pagava salário e nem os encargos trabalhistas às vítimas. Além disso, eles eram obrigados a comprar comida e itens básicos no comércio do empregador, sem terem ciência de que os preços eram muito superiores aos da região, permanecendo em constante endividamento, o que caracteriza um regime de servidão por dívida.

Segundo a Secretaria de Previdência e Trabalho, os trabalhadores receberão parcelas do seguro desemprego a que têm direito.

Comentários