Mais Lidas

Lula e Dilma absolvidos

Denúncia não tem provas, diz juiz

Os ex-presidentes Lula e Dilma foram absolvidos, na ação penal por formar organização criminosa que desviaria dinheiro da Petrobras e outras estatais. A decisão do juiz Marcus Vinicius Reis Bastos, da 12ª Vara Federal, em Brasília, também absolveu os ex-ministros Antonio Palocci e Guido Mantega, e o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto. Segundo o juiz, a denúncia não prova que houve crime e traduz tentativa de criminalizar a política.

O caso ficou conhecido como "quadrilhão do PT". Na sentença, Bastos afirma: "A descrição dos fatos vista na denúncia não contém os elementos constitutivos do delito". E prossegue: "A denúncia apresentada, em verdade, traduz tentativa de criminalizar a atividade política" sem, contudo, "apontar os elementos essenciais à caracterização do crime de organização criminosa".

Em 2017, o Procurador Geral Rodrigo Janot denunciou os cinco réus por receber R$ 1,48 bilhão em propina para favorecer construtoras como Odebrecht, OAS e Andrade Gutierrez. Antes, o procurador Deltan Dallagnol, da Lava Jato, usou uma apresentação em PowerPoint e disse não temos provas, mas convicção de que Lula comandava o esquema.

Comentários