Edicase

3 dicas para garantir luz e ventilação entre cozinha e área de serviço

Por Edicase

Publicado às 03/10/2024 15:47:09
Equilibrar estética e ventilação é um possível ao conectar a cozinha à área de serviço (Projeto Bruno Moraes Arquitetura | Foto: Luis Gomes)

Em casas e apartamentos pequenos nos centros urbanos, mesmo quando a cozinha está conectada à área de serviço, é possível equilibrar uma escolha estética com uma divisão que garanta luz e ventilação para os espaços. Para isso, o arquiteto Bruno Moraes, à frente do escritório que leva o seu nome, oferece algumas dicas sobre como fazer isso de maneira simples. Confira!

1. Utilize o vidro para a divisão dos ambientes

As portas de vidro podem ser usadas para dividir a cozinha e a área de serviço (Projeto Bruno Moraes Arquitetura | Imagem: Luis Gomes)

Em linhas gerais, é possível trabalhar a entrada de luz com portas de vidro – esse é um material versátil e, com certeza, possibilitará que a luminosidade, oriunda da área de serviço, possa se fazer presente também na cozinha.

Entretanto, o profissional revela que costuma compartilhar com seus clientes uma questão fundamental: “eu sempre pergunto se eles se imaginam mantendo a área de serviço sempre organizada e impecável”. Se a resposta for não, ele aplica um cuidado extra com a transparência empregada para essa divisão.

“Em alguns dos meus projetos, os clientes frisaram que conseguiriam deixar o espaço de lavagem arrumado justamente para obter máxima luminosidade na cozinha. No entanto, no meu próprio apartamento, optei por pelo vidro serigrafado, que propicia um pouco mais de privacidade para a área de serviço”, conta Bruno.

Trata-se de um material com uma película ou pintura branca que assegura a passagem de luz, porém impede que a pessoa veja o outro lado. Aderindo essa versão, o morador não precisa se preocupar em esconder a roupa estendida ou correr para ajeitar a bagunça antes da visita chegar. “Basta fechar a porta”, complementa.

área de serviço? Por que não deixar os dois locais totalmente conectados? Talvez, se você integrar os dois ambientes, terá a percepção de uma cozinha maior e, definitivamente, não haverá preocupação com ventilação e iluminação”, finaliza o especialista.

Por Emilie Guimarães

  • Mais sobre: