Edicase

7 tipos de paginação para pisos e paredes

Por Edicase

Publicado às 23/10/2024 19:39:03
O cuidado com a paginação faz toda a diferença no resultado (Projeto: Isabella Nalon Arquitetura | Imagem: Julia Herman)

Além de escolher o melhor revestimento para pisos e paredes, é fundamental prestar atenção à instalação das peças. O processo conhecido como paginação é responsável pela distribuição dos revestimentos no ambiente, definindo o padrão, o desenho e a estética final do projeto.

“Essa decisão não incorre apenas no visual, como também nos propicia outros efeitos importantes como o desejo de contar uma história, criar uma divisão de ambientes ou mesmo conquistar amplitude”, explica a arquiteta Isabella Nalon, à frente do seu escritório homônimo.

Assim, a paginação tanto estabelece o padrão como permite o cálculo para a compra dos materiais com exatidão. “É simplesmente uma dor de cabeça quando a decisão é tomada apenas na obra, pois, ao faltar material, além do atraso da obra e a pressa de sair para comprar, o cliente ainda é surpreendido com mais um gasto que não havia sido previsto”, adiciona.

Como fazer uma boa paginação?

Conforme abordado por Isabella Nalon, uma paginação bem-sucedida resulta em assertividade – tanto pelo gasto do morador, desperdício (ou a falta) quanto pela melhor utilização do revestimento escolhido. Ainda de acordo com ela, a decisão acontece ainda na etapa de projeto, quando são desenhadas a planta baixa e as elevações. “Todos esses pontos convergem para o planejamento, fundamental para que tudo ocorra como o esperado. Também deve-se considerar a contratação de mão de obra especializada e treinada”, alerta.

parede e pode marcar presença no teto. A instalação é um pouco mais lenta, pois é fruto do escoramento conforme o desenrolar da instalação, realizada com uma argamassa específica para o local.

“Vale lembrar que existem materiais específicos para cada ocasião. Alguns podem ser utilizados apenas em parede, por não terem resistência para o tráfego, como os de piso, por exemplo. E cada material, seja piso, parede ou teto, tem sua argamassa específica”, conclui Isabella. 

Por Danilo Costa

  • Mais sobre: