6 filmes nacionais para entender a Proclamação da República
Por Edicase
Publicado às 24/11/2024 10:37:20Há 135 anos, Marechal Deodoro da Fonseca, primeiro presidente do Brasil, liderou uma tropa que destituiu o Império de Dom Pedro II e proclamou a República do Brasil. Como resultado, o marco histórico mudou o destino do país e, posteriormente, tornou-se feriado nacional durante o governo do presidente Eurico Gaspar Dutra, em 1949. Em 2002, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, a determinação foi revogada e passou a ser regulada pela Lei n° 10.607/02.
A Proclamação da República, também conhecida como ‘Golpe Republicano’ ou ‘Golpe de 1889’, foi resultado de uma articulação entre setores da sociedade que estavam insatisfeitos com a monarquia. No período, militares e civis reivindicavam manifestar as suas posições políticas e, junto de grupos sociais, exigiam participação por via eleitoral, o que culminou na junção dessas classes para derrubar o antigo governo vigente.
Para entender mais detalhadamente como ocorreu esse fato, confira 6 filmes que falam sobre a história do Brasil!
‘O Cortiço’ é um drama que aborda os temas de desigualdade, exploração e tensões sociais no século XIX (Imagem: Reprodução digital | Argos Filmes do Brasil e Cine Nacional)
Baseado no clássico romance de Aluísio Azevedo, ‘O Cortiço’ é um drama que retrata a vida em um cortiço no Rio de Janeiro do século XIX, onde diferentes classes sociais convivem em um ambiente marcado pela desigualdade, exploração e tensões sociais.
A trama segue o conflito entre moradores, como o ambicioso João Romão (Armando Bógus), um português que vive à custa da exploração dos outros, e a jovem Rita Baiana (Betty Faria), uma mulher sedutora e símbolo do conflito sexual. Ao longo da história, os personagens são confrontados pelas suas ambições, paixões e relações de poder, enquanto a miséria e a violência se espalham pelo cortiço.