Edicase

5 hábitos de vida que aumentam a gordura abdominal

Por Edicase

Publicado às 29/11/2024 12:46:00
Alguns hábitos podem contribuir para o aumento da gordura abdominal (Imagem: Prostock-studio | Shutterstock)

A gordura abdominal, também conhecida como gordura visceral, é o acúmulo de tecido adiposo na região do abdômen, envolvendo órgãos internos como fígado, pâncreas e intestinos. Diferentemente da gordura subcutânea, que se encontra logo abaixo da pele, ela está localizada mais profundamente e pode interferir no funcionamento dos órgãos.

Esse tipo de gordura é particularmente prejudicial à saúde “Uma cintura larga pode aumentar o risco de desenvolvimento de problemas no coração, prejudicar a circulação sanguínea, acumular gordura no fígado e em outros órgãos internos”, lista a nutricionista Karen Oliveira.

Por isso, é essencial ficar atento aos hábitos que podem contribuir para o aumento da gordura abdominal. Veja abaixo!

1. Sedentarismo

Até 2030, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o sedentarismo poderá causar doenças em cerca de 500 milhões de pessoas. Um estilo de vida inativo contribui significativamente para o acúmulo de gordura abdominal, pois a falta de atividade física reduz o gasto calórico diário.

Além disso, a ausência de exercícios pode levar à perda de massa muscular, diminuindo o metabolismo basal (quantidade de calorias queimadas em repouso). A combinação de baixo gasto energético e ingestão calórica favorece o ganho de peso, especialmente na região do abdômen.

queima de calorias.

Além disso, a falta de movimentação impacta negativamente a circulação sanguínea, prejudicando a entrega de nutrientes e oxigênio para os tecidos. Todavia, um estudo publicado pelo American College of Sports Medicine, mostrou que apenas cinco minutos de caminhada a cada meia hora sentado pode reduzir significativamente tanto a pressão arterial quanto os níveis de açúcar no sangue.

  • Mais sobre: