Edicase

7 dicas para usar tons de verde na decoração

Por Edicase

Publicado às 27/01/2025 18:38:03

O uso do verde na arquitetura de interiores tem se tornado cada vez mais popular, destacando-se por suas associações com bem-estar, equilíbrio e conexão com a natureza. Para o arquiteto Bruno Moraes, à frente do BMA Studio, essa cor, além de sua atemporalidade, traz um importante contraste com a vida moderna. “Estamos passando por uma revolução que propõe um equilíbrio essencial em oposição à vida cercada de tecnologias e demandas cotidianas”, analisa.

Além disso, o profissional acrescenta que, de acordo com o Feng Shui, o verde está profundamente relacionado ao crescimento e renovação. “Na filosofia dessa técnica milenar chinesa, a cor alimenta o ciclo da prosperidade que traz serenidade e reforça a conexão tão intrínseca que nós, seres humanos, temos com a natureza”, explica.

Benefícios do verde na decoração

Uma das cores que melhor definem a arquitetura de interiores contemporânea, principalmente em tempos de busca por sustentabilidade e um relacionamento mais próximo com o meio ambiente, o verde se destaca por sua capacidade de criar espaços que evocam vigorosidade. O arquiteto ainda complementa que sua ascensão vem de encontro com a necessidade de produzir ambientes mais humanizados e um dos meios mais fáceis de trazer um toque de vida aos lares.

“Existem diversos estudos, como os realizados pelas Universidades de São Paulo e da Califórnia, que demonstram a capacidade da coloração para reduzir os níveis de estresse, aumentar a sensação de tranquilidade e até melhorar a concentração. Por isso, ele é cada vez mais adotado em projetos que precisam transmitir conforto e acolhimento como salas de estar, quartos, varandas e escritórios”, indica Bruno Moraes.

No quesito brasilidade, que o arquiteto sempre gosta de destacar em seus projetos, o verde remete à tropicalidade e evoca nossa ligação íntima com os diversos biomas do país. “A aplicação é um jeito de celebrar a cultura nacional e de valorizar as características marcantes do Brasil”, ressalta.

banheiros, forros, halls de entrada ou corredores. Por fim, considerando que não há limites para adicionar o simbolismo do verde no décor, o arquiteto recomenda pensar em possibilidades diferentes como molduras de portas ou rodapés.

Por Emilie Guimarães

  • Mais sobre: