Edicase

Veja os sintomas da síndrome da disfunção cognitiva

Por EdiCase

Publicado às 25/02/2025 18:56:22
Cuidados específicos com os pets idosos melhora a qualidade de vida deles (Imagem: McCann Michelle | Shutterstock)

A campanha “Fevereiro Roxo” foi criada especialmente para falar sobre doenças como o Alzheimer e leucemia, comuns em seres humanos. Todavia, o período também chama atenção para a saúde dos pets idosos, em especial para as doenças neurodegenerativas, como a disfunção cognitiva canina. 

A ação visa sensibilizar as pessoas sobre as necessidades específicas dos animais idosos, promovendo uma melhor qualidade de vida e longevidade. Assim como os humanos, eles também enfrentam desafios à medida que envelhecem, e é fundamental que os tutores estejam preparados para oferecer o suporte necessário.

Síndrome da disfunção cognitiva

Segundo o coordenador do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, Prof. Dr. Renato Silvano Pulz, a síndrome da disfunção cognitiva, mais conhecida como “Alzheimer” em pets, afeta principalmente a população de cães e gatos mais idosa. Em alguns casos, é possível notar seus sinais a partir dos seis anos.

“O problema […] atinge o sistema nervoso central, que acomete o cérebro dos animais idosos, causando uma série de alterações comportamentais, como dificuldade no aprendizado, na interação e resposta a estímulos. Estudos também mostram que o distúrbio pode afetar a memória dos cães”, explica. 

7. Estimulação mental

A estimulação mental é tão importante quanto a física. Brinquedos interativos, jogos de olfato e atividades que desafiam a mente ajudam a manter os animais idosos mentalmente ativos e felizes.

Por Nicholas Montini Pereira

  • Mais sobre: