Veja os sintomas e as causas da neurite vestibular
Por Edicase
Publicado às 26/02/2025 16:10:37A ex-presidente Dilma Rousseff foi internada em Xangai, na China, na última sexta-feira (21/o2), após apresentar sintomas de uma neurite vestibular. Segundo a otoneurologista Dra. Nathália Prudêncio, otorrinolaringologista especialista em tontura e zumbido, essa condição é caracterizada pela inflamação do nervo vestibular de um único lado, responsável por transmitir informações entre o labirinto e o cérebro. “Diferentemente da labirintite, esse quadro não gera alterações auditivas, mas são esperados sintomas como vertigem, náuseas, vômito e dificuldade para andar”, explica.
A médica explica que a neurite vestibular é um distúrbio do sistema vestibular causado pela inflamação do nervo que conecta o ouvido interno ao cérebro, cujos sinais elétricos ajudam a controlar o equilíbrio. “Essa condição compromete a informação que chega até o sistema nervoso central, desencadeando a tontura típica desta doença: a vertigem rotatória. Esse tipo de tontura é caracterizado pela sensação de ver tudo girar ou de sentir o corpo girar. Em alguns casos, também pode se manifestar como um desequilíbrio importante ou instabilidade”, explica a Dra. Nathália Prudêncio.
Na maioria dos casos, segundo a otoneurologista, a neurite vestibular ocorre após um quadro viral comum, como uma gripe ou um resfriado. “É relativamente rara em crianças, mas pode ocorrer em adultos de todas as idades, sobretudo entre aqueles com idades entre 30 e 60 anos”, completa.
Tempo de recuperação
Segundo a médica, não há como dizer exatamente quanto tempo dura a neurite vestibular. “A recuperação pode variar de acordo com o grau da lesão, a idade do paciente, características específicas do indivíduo, nível de atividade, entre outros fatores. Em geral, são esperadas entre 6 e 8 semanas de reabilitação para remissão completa dos sintomas, mas o tempo pode aumentar quando o tratamento é negligenciado pelo paciente”, explica a Dra. Nathália Prudêncio.
Por Maria Claudia Amoroso