Edicase

5 curiosidades sobre o Carnaval brasileiro

Por Edicase

Publicado às 28/02/2025 06:23:29
O samba é um dos símbolos do Brasil e do Carnaval (Imagem: Celso Pupo | Shutterstock)

O Carnaval não é só um evento de cores e alegria, mas uma manifestação cultural cheia de detalhes curiosos. Ao longo dos anos, a festa passou por mudanças e acontecimentos marcantes que a influenciaram até se tornar o espetáculo grandioso de hoje que se vê em diversos estados brasileiros.

“O Carnaval no Brasil é sinônimo de festa, mas existem tradições e origens que muitos não conhecem, como o fato das rodas de samba serem, no início, ‘clandestinas’, e a origem das hoje tradicionais escolas de samba”, comenta o professor de História Pedro Rennó, da plataforma Professor Ferretto.

Abaixo, Pedro Rennó lista 5 curiosidades inusitadas sobre o Carnaval. Confira!

1. O primeiro Rei Momo do Brasil era magro

Figura icônica do Carnaval, o Rei Momo é sempre retratado como um homem gordo e sorridente, mas nem sempre foi assim. O primeiro a ocupar o posto no Brasil foi o cantor e compositor Silvio Caldas, em 1933, que tinha uma aparência esguia. A tradição de escolher alguém mais corpulento veio depois, associada à ideia de fartura e alegria. “A imagem do Rei Momo como um homem gordo e brincalhão só se consolidou anos depois. No início, a figura era mais simbólica do que padronizada”, explica Pedro Rennó.

manifestação espontânea do povo, que encontra maneiras criativas de celebrar mesmo diante de adversidades”, finaliza Pedro Rennó.

Por Yasmin Paneto

  • Mais sobre: