5 maneiras de a terapia ajudar mulheres a lidar com a sobrecarga
Por Edicase
Publicado às 09/03/2025 17:00:13
O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma oportunidade não apenas para destacar as conquistas femininas ao longo da história, mas também para refletir sobre os desafios contínuos que muitas mulheres enfrentam em diversas áreas da vida.
“Entre esses desafios, a sobrecarga emocional e profissional se destaca, afetando diretamente a saúde mental e o bem-estar. Nesse cenário, a terapia surge como uma ferramenta fundamental para ajudar as mulheres a lidarem com essas pressões, proporcionando alternativas de comportamento, autoconhecimento e um gerenciamento mais equilibrado da rotina”, reflete Aline Graffiette, psicóloga clínica e neuropsicóloga, CEO da Mental One.
A seguir, a profissional apresenta 5 maneiras de a terapia ajudar mulheres a lidar com a sobrecarga. Confira!
1. Invista em novas perspectivas e estratégias
Em uma sociedade ainda marcada por estruturas patriarcais, as mulheres acumulam papéis ao longo dos séculos. Elas precisam equilibrar múltiplas responsabilidades, muitas vezes sem espaço para cuidar de si. Essa sobrecarga pode levar ao esgotamento físico e emocional, dificultando a percepção de outras soluções para os problemas cotidianos.
“Quando estamos sobrecarregadas, conseguimos enxergar apenas uma saída, mas existem outras possibilidades”, afirma Aline Graffiette. A psicoterapia oferece novas perspectivas e estratégias para lidar com as demandas da vida, permitindo que as mulheres encontrem caminhos mais saudáveis e eficazes para gerenciar seus desafios.
bem-estar. A terapia oferece ferramentas essenciais para as mulheres poderem aliviar a sobrecarga emocional e profissional, fortalecer sua autonomia e cultivar uma relação mais saudável consigo e com os outros. “Se você não estiver íntegra com você mesma, será difícil ajudar o outro. O autocuidado é um ato de amor-próprio e um caminho para a prosperidade”, conclui.
Por Ana Carolina Baili