Veja como proteger o seu gato de doenças renais
Por EdiCase
Publicado às 10/03/2025 11:03:13As doenças renais em gatos são condições que afetam os rins, órgãos responsáveis pela filtragem de toxinas e pelo controle do equilíbrio de líquidos e eletrólitos no corpo. Elas podem variar em gravidade, desde disfunções leves até insuficiência renal, que é uma condição mais séria e progressiva.
Os rins comprometidos não conseguem desempenhar suas funções de forma eficiente, o que pode levar ao acúmulo de resíduos no organismo e a desequilíbrios no metabolismo do gato. A insuficiência renal crônica é uma das formas mais comuns, especialmente em gatos mais velhos. “Doenças renais são muito mais frequentes em gatos”, afirma o veterinário Marcio Waldman, fundador da PetLove.
Os sintomas da insuficiência renal podem ser sutis no início, como aumento da sede e da urinação, perda de peso e apetite reduzido, tornando o diagnóstico precoce fundamental para o tratamento adequado.
Cálculos urinários
Os cálculos urinários, por exemplo, ocorrem com frequência em cães e gatos e se formam, normalmente, na bexiga e uretra. De acordo com o veterinário, as causas dessa condição são controversas cientificamente e ainda não se tem uma definição. Supõe-se que as origens sejam a baixa ingestão de líquidos, dietas que determinam um alto teor de cristais, como fosfatos, magnésio, oxalatos na urina, dietas que alteram o pH urinário, propiciando a atração desses cristais, alguns tipos de vírus etc.
Os sintomas dos cálculos urinários vão desde alteração na cor urinária até dificuldade na micção. Marcio Waldman alerta que se o gato apresentar algum desses sinais, é importante levá-lo imediatamente ao veterinário.