Edicase

6 respostas para dúvidas sobre a leucemia

Por Edicase

Publicado às 10/03/2025 11:05:11
A leucemia é um câncer comum (Imagem: 3dMediSphere | Shutterstock)

A leucemia é um tipo de câncer que afeta o sangue e a medula óssea, podendo ter diferentes formas de apresentação e tratamento. De acordo com projeção do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o número estimado de novos casos da doença no Brasil, para cada ano do triênio entre 2023 e 2025, é de 11.540. 

Segundo Andresa Melo, hematologista do Hospital Brasília, o diagnóstico precoce da leucemia pode aumentar consideravelmente as chances de sucesso do tratamento. “É importante manter hábitos de vida saudáveis, fazer check-ups periódicos e procurar atendimento médico ao suspeitar de sintomas diferentes do normal, como febre, fraqueza, manchas roxas pelo corpo ou sangramento, principalmente gengival”, afirma.

Abaixo, Andresa Melo responde algumas dúvidas comuns sobre a leucemia. Confira!

1. A anemia pode virar leucemia? 

Existem dezenas de causas de anemia e, na maioria das vezes, não há relação com esse tipo de câncer. Algumas doenças hematológicas, como a mielodisplasia (condição que faz com que a medula óssea produza células sanguíneas imaturas ou defeituosas), podem cursar com anemia e apresentar evolução e transformação em leucemia. Porém, são casos raros.  

6. O transplante de medula óssea é indicado para todos os casos?

O transplante de medula óssea (TMO) é indicado apenas em alguns casos, a partir de avaliação e recomendação médica. O tratamento varia de acordo com o tipo de câncer, idade do paciente e outros fatores clínicos. Pode incluir quimioterapia, imunoterapia, terapia-alvo e, em alguns casos, o transplante.

Por Natália Monteiro

  • Mais sobre: