Edicase

6 cuidados ao praticar exercício físico no calor intenso

Por Edicase

Publicado às 10/03/2025 12:39:14
O calor intenso exige cuidados redobrados durante a prática de atividade física (Imagem: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock)
O calor intenso exige cuidados redobrados durante a prática de atividade física (Imagem: PeopleImages.com - Yuri A | Shutterstock)

Treinar em dias quentes exige mais do que apenas disposição. O calor pode sobrecarregar o organismo, tornando a atividade física mais desgastante e aumentando o risco de complicações. Por isso, estratégias inteligentes são essenciais para manter o rendimento sem comprometer a saúde. Afinal, elas permitem aproveitar os benefícios dos exercícios sem desconforto ou riscos.

Um dos efeitos que o calor extremo provoca no organismo é a vasodilatação, que diminui a pressão arterial e a capacidade de levar e receber nutrientes necessários às células, especialmente as musculares, recrutadas durante o exercício.

“Se, nos dias muito quentes, a pessoa insistir em fazer os mesmos movimentos com que está acostumada em outros períodos buscando o mesmo desempenho, ela poderá sentir fraqueza, náusea, dores de cabeça e chegar até ao desmaio de fato”, alerta Lucas Voltolini, professor de Educação Física da UniSociesc. No caso de qualquer um destes sintomas, a orientação é interromper a atividade física imediatamente.

atividade física.

Por Genara Rigotti

  • Mais sobre: