Edicase

8 diferenças entre as raças de gato birmanês e ragdoll 

Por EdiCase

Publicado às 11/03/2025 07:07:45
O ragdoll e o birmanês diferem em diversos aspectos (Imagens: OPM.D e Borkin Vadim | Shutterstock)

Os gatos das raças birmanês e ragdoll são frequentemente confundidos devido à pelagem semilonga e às marcações semelhantes no rosto, patas e cauda. No entanto, embora possam parecer quase idênticos à primeira vista, eles possuem características bem distintas em aspectos como temperamento, estrutura corporal, padrão de cores e até mesmo no comportamento com os tutores. Veja abaixo! 

1. Origem e história 

O birmanês, também conhecido como sagrado da Birmânia, tem suas origens envoltas em lendas asiáticas. Segundo a história, esses gatos eram considerados sagrados nos templos budistas da antiga Birmânia (atual Myanmar), onde eram protegidos por monges. Com o tempo, foram levados para a Europa, onde a raça foi oficialmente reconhecida e aprimorada. 

O ragdoll, por outro lado, é uma raça relativamente recente, criada nos Estados Unidos na década de 1960. Ele surgiu do cruzamento entre uma gata branca de pelos longos e outros gatos de temperamento dócil, incluindo o próprio birmanês. O objetivo era desenvolver um bichano de grande porte e extremamente sociável. 

ótima opção para famílias com crianças e outros pets. Eles se sentem confortáveis em locais movimentados e não costumam se estressar com mudanças. Os birmaneses também são sociáveis, mas podem ser um pouco mais seletivos com novas pessoas ou ambientes, precisando de um tempo para se adaptar. 

  • Mais sobre: