Edicase

5 benefícios da pipoca para a saúde e como consumi-la

Por Edicase

Publicado às 11/03/2025 12:31:22
A pipoca conquista pelo sabor, praticidade e por estar associada a um alimento ?afetivo? (Imagem: Pavel Sneznyj | Shutterstock)

Parceira inseparável para assistir a um bom filme, a pipoca é considerada um lanche do bem e pode até mesmo fazer parte de uma dieta de emagrecimento. É também um alimento versátil, nutritivo, de fácil preparo e traz benefícios para a saúde. Além de tantas qualidades, ela ganhou uma data especial: 11 de março é celebrado o “Dia da Pipoca”.

“A pipoca conquista pelo sabor, praticidade e por estar associada a um alimento ‘afetivo’, que nos remete a momentos de diversão. Ela combina o amido do seu interior com uma camada fibrosa, no lado externo, (a casca) e que faz com que o milho estoure quando é aquecido”, conta o Prof. Dr. Durval Ribas Filho, nutrólogo, Fellow da Obesity Society FTOS – USA e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Ainda conforme o médico, geralmente a pipoca é consumida em momentos de lazer e relaxamento. “Este é o cenário perfeito para não darmos conta da quantidade que ingerimos. A dica é compartilhar aquele balde ou tigela de pipoca com outras pessoas. Assim cada um consumirá uma porção menor”, aconselha.

Abaixo, o Prof. Dr. Durval Ribas Filho explica alguns dos benefícios da pipoca para a saúde e como consumi-la de maneira saudável!

1. Proporciona energia e bem-estar

As vitaminas do complexo B estão presentes nos grãos do milho e formam um grupo de micronutrientes que participa de diversas funções no organismo, inclusive do bom funcionamento do sistema nervoso, além reforçar o sistema imunológico e o digestivo e manter a pele, as unhas e os cabelos saudáveis.

A tiamina (B1) e niacina (B3) são essenciais para a conversão dos alimentos em energia. A B6 é fonte de serotonina, substância que ajuda na sensação de bem-estar e relaxamento e a melhorar o humor, pois age diretamente no cérebro. Já o manganês faz bem ao cérebro e o magnésio à regularidade dos batimentos cardíacos e fortalecimento dos ossos.

Cuidados com as crianças

O recomendado é o consumo a partir dos 4 anos, pois a criança pode se engasgar – de forma leve ou não – e até broncoaspirar, quando a pipoca entra em uma via respiratória. Pode ocorrer com caroços pequenos e até mesmo as casquinhas, e se tornar um quadro sério. Por isso, é necessária atenção, pois nas festinhas, principalmente, elas sempre estão correndo ou brincando, enquanto comem.

Por Edna Vairoletti

  • Mais sobre: