Edicase

9 eletrodomésticos para desligar da tomada e evitar incêndios

Por Edicase

Publicado às 11/03/2025 14:34:25
É necessário redobrar os cuidados com os aparelhos que funcionam por aquecimento e são mais sensíveis às altas temperaturas (Imagem: New Africa | Shutterstock)

Os eletrodomésticos são grandes aliados da rotina de quem busca praticidade e rapidez. No entanto, é necessário redobrar os cuidados com os aparelhos que funcionam por aquecimento e são mais sensíveis às altas temperaturas. Conhecer os equipamentos que precisam ser desconectados da tomada logo após o uso ajuda a evitar incêndios e proteger a sua casa.

Segundo Luis Henrique Bernardo, professor do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhanguera, os eletrodomésticos são uma das principais causas de acidentes envolvendo eletricidade no Brasil. “Instalações elétricas inadequadas, como remendos, emendas malfeitas e sobrecarga de tomadas, são falhas comuns que favorecem o surgimento de curtos-circuitos e incêndios”, explica.

Além disso, ele alerta que muitos sistemas elétricos residenciais não estão dimensionados para suportar a demanda energética dos aparelhos modernos. “O uso constante desses equipamentos, aliado à falta de manutenção, aumenta o risco de superaquecimento e curto-circuito. Deixar esses aparelhos ligados sem supervisão agrava ainda mais o problema”, reforça o professor.

Abaixo, confira alguns eletrodomésticos para desligar da tomada após o uso e evitar incêndios!

1. Torradeira

A torradeira é um dos eletrodomésticos mais perigosos da cozinha. “O acúmulo de migalhas e o superaquecimento podem causar incêndios. Se esquecida ligada por muito tempo ou se houver um curto-circuito, pode gerar faíscas e inflamar materiais próximos”, alerta Luis Henrique Bernardo.

consumo de energia também pode evitar sobrecargas. “Com uma visão clara do consumo de cada aparelho, é possível identificar excessos e ajustar horários de uso para evitar picos de demanda”, explica o professor.

Além disso, ele destaca a importância do aterramento elétrico. “Eletrodomésticos de maior potência devem estar conectados a tomadas com pino de aterramento. Verificar se a instalação tem aterramento adequado pode prevenir danos aos aparelhos e aumentar a segurança contra incêndios e descargas elétricas”, finaliza.

Por Bianca Lodi Rieg

  • Mais sobre: