Veja os sintomas e como prevenir o câncer renal
Por Edicase
Publicado às 11/03/2025 16:02:28A Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, vinculada à Organização Mundial de Saúde, estima que mais de 430 mil pessoas são diagnosticadas com câncer renal todos os anos no mundo. Desse total, quase 180 mil pessoas morrem anualmente em decorrência da doença. No Brasil, cerca de 10 mil pacientes morreram em decorrência da condição entre 2019 e 2021, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia.
Considerada uma doença silenciosa, o câncer renal, também conhecido como câncer de rim, muitas vezes é descoberto em estágio mais avançado, quando a saúde já está prejudicada. Para alertar a população, a campanha Março Vermelho ressalta a importância das informações sobre essa condição, como sintomas, diagnóstico e formas de prevenção.
Principais sintomas do câncer renal
Os principais sintomas geralmente não aparecem na fase inicial da doença, tornando o diagnóstico do câncer renal precoce ainda mais difícil. De todo modo, é importante ficar atento se há sangue na urina (hematúria) e dor na região lombar — abaixo das costelas —, especialmente persistente ou sem causa aparente. Outros sinais incluem cansaço extremo, falta de apetite, perda de peso, febre sem explicação, inchaço nas pernas ou tornozelos.
O diagnóstico do câncer renal geralmente começa com a avaliação dos sintomas e o histórico médico do paciente, seguido de exames de imagem para identificar possíveis alterações nos rins. A ultrassonografia abdominal é um dos primeiros exames solicitados, pois permite visualizar a presença de nódulos ou massas suspeitas.
Fatores de risco
O câncer renal ocorre quando células anormais se multiplicam de forma descontrolada nos rins, formando um tumor. As causas exatas da doença ainda não são totalmente compreendidas, mas diversos fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento.
Homens a partir dos 50 anos são os que têm maior predisposição à doença. Mas outros fatores podem contribuir para o desenvolvimento do câncer renal, seja em indivíduos do sexo masculino ou feminino. O tabagismo é o primeiro deles. As substâncias tóxicas do cigarro aumentam o risco de mutações nas células dos rins.
A obesidade também é preocupante, já que o excesso de peso pode alterar o funcionamento hormonal e prejudicar a saúde renal. A hipertensão é outro agravante, pois ao danificar os vasos sanguíneos, favorece o surgimento da doença. Quem tem histórico familiar de câncer renal ou outras doenças crônicas nos rins também fica mais suscetível à enfermidade.
5. Opte por utilizar gorduras insaturadas
Azeite de oliva, abacate, nozes e peixes gordurosos, como salmão e sardinha, são benéficos para a saúde cardiovascular e renal.
Por Marlise Groth