Edicase

7 tipos de cebola para usar nas receitas

Por Edicase

Publicado às 11/03/2025 16:36:19
A cebola é um ingrediente versátil na cozinha (Imagem: Cornelia Pithart | Shutterstock)

Com registros de cultivo no Egito há cerca de 4.000 anos, a cebola — amplamente apreciada por sua versatilidade — é um ingrediente essencial nas cozinhas de todo o mundo. Um fator que explica esse prestígio é a grande variedade de tipos do vegetal.

No mercado é possível encontrar desde a clássica cebola-branca até a mais delicada cebola-chalota. No entanto, essa diversidade geralmente gera dúvidas sobre qual escolher, especialmente considerando os benefícios e como utilizá-las na cozinha.

Para esclarecer essas questões, a nutricionista Maira Viviani, da Água Doce Sabores do Brasil, explica as diferenças entre os tipos de cebola e como incorporá-las em receitas. Confira!

1. Cebola-branca

A mais comum na rotina dos brasileiros, a cebola-branca tem uma textura crocante e sabor mais picante que os outros tipos. Com o potássio em sua composição, ela ajuda na função muscular e manter a pressão arterial no controle. É perfeita para saladas e pratos em que é servida crua ou ligeiramente cozida.

anti-inflamatórias. Na gastronomia, é perfeita para pratos que pedem frescor sem a intensidade da cebola madura. Ela tem um sabor suave e levemente adocicado, sendo usada em saladas, sopas, refogados e como guarnição.

Para obter todos seus benefícios, depende da quantidade ingerida. Assim, sempre consulte o profissional nutricionista.

Por Marcela Baptista

  • Mais sobre: